quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

PPS formaliza convite para que movimentos cívicos ajudem a construir uma nova formatação partidária



O PPS vem realizando nesta semana os primeiros contatos presenciais com organizações e movimentos cívicos como Agora, Livres, RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade), Frente pela Renovação, Vem Pra Rua e Roda Democrática com o objetivo de buscar o diálogo e ações conjuntas que resultem na construção de uma nova formatação partidária.

O diagnóstico da direção do PPS é de que existe a necessidade urgente de abrir e ampliar a participação da sociedade na política, aprimorando os mecanismos da democracia participativa e garantindo maior representatividade nas instituições republicanas, sobretudo nos partidos, que se tornaram obsoletos e fechados em si mesmos, principalmente com este regramento eleitoral que dificulta a renovação e a eleição de candidatos desvinculados do sistema atual.

Neste sentido, o PPS se propõe a usar este seu período congressual partidário e a realização de conferências temáticas organizadas pela FAP (Fundação Astrojildo Pereira) para estimular novas candidaturas e integrar representantes destes movimentos - garantida a autonomia e identidade de cada um - na direção de um partido renovado, arejado e reformulado, que nas palavras do seu presidente, o deputado federal Roberto Freire, pode se tornar uma "plataforma de cidadania".

Pelo PPS, além do presidente nacional Roberto Freire, participaram dos encontros o vice-presidente nacional, deputado estadual paulista Davi Zaia; o presidente estadual do PPS de São Paulo e deputado federal Arnaldo Jardim; o presidente estadual do PPS paranaense e deputado federal Rubens Bueno; o presidente do PPS paulistano e secretário-geral paulista Carlos Fernandes; o diretor-geral da FAP, Luiz Carlos Azedo; e os dirigentes partidários Adão Cândido, secretário nacional de comunicação; e Maurício Huertas, secretário de comunicação do PPS de São Paulo, diretor da FAP e editor do Blog do PPS.

O diálogo institucional com o Livres e o Movimento Agora está bastante avançado para que o PPS possa lançar seus candidatos, principalmente à Câmara dos Deputados e às Assembleias Legislativas, em diversos estados do país. O anúncio das parcerias está previsto para os próximos dias. O #ProgramaDiferente acompanhou com exclusividade essas reuniões e ouviu as lideranças do partido e representantes dos movimentos. Assista.