domingo, 28 de janeiro de 2018

Acompanhe a 4ª temporada do #ProgramaDiferente



O #ProgramaDiferente, exibido na TVFAP.net e na TV Aberta de São Paulo (domingos, às 21h30, e terças-feiras, à 1h30 da madrugada), estreia em fevereiro a sua 4ª temporada. O tema de abertura de 2018 é "Por um mundo sem muros". Seja por razões políticas, econômicas, religiosas ou sociais, o mundo ainda é dividido por muros visíveis e invisíveis, mas igualmente intransponíveis. Pela derrubada desses muros entre ricos e pobres, brancos e negros, direita e esquerda, seguimos no ar. Assista aqui um teaser desta nova temporada.

No decorrer do ano eleitoral, o programa jogará luz naquilo que se convencionou chamar de Fla-Flu, a tradicional polarização entre esquerda e direita, que se acentuou nas ruas e nas redes, com novas pautas mas velhos preconceitos, e embates marcados pelo ódio e pela intolerância. Num ano que tem tudo pra acirrar ainda mais as rivalidades, estamos propondo mais diálogo, equilíbrio e bom senso entre iguais e diferentes.

Nem parece, mas 2018 marca também os cinco anos das já históricas manifestações populares de 2013, com pessoas de todas as idades, nas ruas e nas redes, pedindo mudanças. Em meio às campanhas eleitorais poderemos testar na prática os efeitos destes novos movimentos cívicos para a efetiva renovação da política, o aprimoramento das instituições republicanas e a atualização dos instrumentos democráticos. 

Passado, presente, futuro. Em 2018, o programa também registra o centenário de nascimento do jornalista Armênio Guedes, um dos principais articuladores da imprensa comunista brasileira e da oposição à ditadura militar dentro do campo democrático, fora da luta armada. Foi também secretário de Luis Carlos Prestes, ele próprio tema, aliás, de outro programa especial na semana seguinte. Que nos perdoem os haters, preconceituosos e intolerantes, mas a história da esquerda é fundamental.

Na passagem do Dia Mundial da Água, em março, trataremos dessa questão global sob um aspecto peculiar: o livro "Faça-se a Água - A solução de Israel para um mundo com sede". Conversamos com o autor, o norte-americano Seth Siegel, e com o seu editor, o brasileiríssmo José Luiz Goldfarb. Falamos de sustentabilidade e cultura. 

No dia 1º de abril, não por acaso o Dia da Mentira (e domingo de Páscoa), vamos exibir um programa sobre a propinocracia à brasileira. Tem gente que acredita em coelhinho, papai noel, duende, saci... Tem até quem acredite em políticos corruptos, como os denunciados na Lava Jato. A seis meses das eleições, trataremos dessas histórias, lendas, crenças, fraudes, embustes, trapaças, balelas... 

Em seguida, nos meses de abril e maio, haverá uma série especial sobre o seminário internacional promovido numa parceria entre a FAP (Fundação Astrojildo Pereira) e o ITV (Instituto Teotônio Vilela): “Desafios Políticos de um Mundo em Intensa Transformação”. Em ano de eleição presidencial e essencial para a democracia brasileira, após um período de grave crise política, econômica, ética e social, precisamos aprofundar o debate para entender os dias atuais.