sábado, 7 de outubro de 2017

O filme "Polícia Federal – A Lei É Para Todos", sobre os bastidores da Operação Lava Jato, já é a maior bilheteria do cinema nacional em 2017



Polêmico, controvertido, atacado por parte da crítica especializada e odiado pelos simpatizantes do PT, de Lula e Dilma, o filme "Polícia Federal – A Lei É Para Todos" conquistou o posto de maior bilheteria do cinema nacional em 2017 até o momento, com quase 1,5 milhão de espectadores. Só por esses motivos o #ProgramaDiferente não poderia deixar de falar no longa que conta as origens da Operação Lava Jato, de março de 2014 até meados de março deste ano (e já foi anunciado que teremos continuação com o restante dessa história real, mesmo sem fazermos ideia de como tudo vai terminar).

O filme que tem no elenco Antônio CalloniFlávia AlessandraAry Fontoura Marcelo Serrado é seguido no ranking de público em 2017 por outros filmes como o infantil "Detetives do Prédio Azul" e o irreverente e adulto "Bingo", a ótima adaptação da biografia do ator Arlindo Barreto, intérprete do palhaço Bozo e que representará o Brasil no Oscar de 2018. Vale registrar que esses três filmes somados não chegam nem perto da bilheteria do campeão das telonas em 2016, "Minha Mãe É Uma Peça 2", que levou mais de 9 milhões de pessoas aos cinemas. Bom, mas isso é uma outra história.

O fato é que a Lava Jato está ajudando a mudar o Brasil. Nenhum outro assunto mobilizou tanto a imprensa nestes três anos. Nunca antes na história deste país, parodiando o poderoso chefão desta mafia à brasileira, houve maior investigação contra políticos e empresários corruptos. Nem a Operação Mãos Limpas, na Itália, flagrou tanto dinheiro público desviado.

Dessa história nasceu o livro de Ana Maria Santos e Carlos Graieb, publicado pela Record, do editor Carlos Andreazza, e que posteriormente daria origem ao filme do diretor Marcelo Antunez, conhecido até então por dirigir comédias como "Um Suburbano Sortudo" e as sequências "Até que a Sorte nos Separe 3" e "Qualquer Gato Vira-Lata 2". Enfim, vale a pena conhecer esses bastidores da Lava Jato e debater se a lei é mesmo para todos... Assista.