sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Debate: "Caminhos da Esquerda", livro de Ruy Fausto



O #ProgramaDiferente, da TVFAP.net, exibe a íntegra de um debate sobre o livro "Caminhos da Esquerda", uma promoção conjunta da Folha de S.Paulo, da Livraria Cultura e da Companhia das Letras. Participam do bate-papo com o autor, o filósofo Ruy Fausto, professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), o sociólogo Celso Rocha de Barros e o economista Samuel Pessôa, com mediação do jornalista Marcelo Coelho (veja nos links textos exclusivos de cada participante sobre o livro em debate)Assista.

Para o autor, a condição atual da esquerda é a de um homem perdido na floresta: é preciso encontrar uma saída. A partir dessa constatação, ele empreende um rigoroso balanço crítico da experiência histórica da esquerda, com foco no Brasil, mas sem perder de vista o contexto internacional. Ao esforço crítico e à visão pessoal do filósofo Ruy Fausto, soma-se a sua tentativa de propor elementos para reconstruir um projeto ao mesmo tempo democrático, anticapitalista, antipopulista e com consciência ecológica.

O livro "Caminhos da Esquerda" tem como base um texto publicado na revista piauí, em outubro de 2016, e que provocou extenso debate com interlocutores de todos os espectros políticos - o que, para a editora, foi a prova definitiva da argúcia e solidez da reflexão de Ruy Fausto, e da necessidade de discussão pública qualificada em tempos marcados pela intolerância e pela fragilização da institucionalidade democrática.