segunda-feira, 31 de julho de 2017

Políticos vão fazer o povo de trouxa até quando?

Começa a semana em que os mesmos deputados que votaram o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff vão fechar os olhos para as supostas ilegalidades de Michel Temer e impedir o Supremo Tribunal Federal de investigar o atual presidente.

Por outro lado, os caras-de-pau defensores de Dilma - que denunciaram um suposto golpe, numa tese vitimista ridícula e absurda - consideram agora completamente normal afastar o mandatário do país, até porque ele não possui carteirinha de filiado do PT. Ou seja, coitado do Brasil que tem o futuro entregue nas mãos dessa ralé política.

É inacreditável a falta de compromisso público da maioria dos deputados e senadores, tanto da situação quanto da oposição. Não estão nem aí para os fundamentos da peça acusatória apresentada pela Procuradoria-Geral da República. Atuam como torcidas uniformizadas comprometidas apenas com a defesa do seu time e dos seus interesses particulares. Danem-se os indícios, as provas e, mais que isso, dane-se o povo!

Seria razoável supor que, diante das suspeitas e denúncias existentes contra o presidente e contra todo o seu staff mais próximo, o mínimo que um parlamento decente deveria fazer seria autorizar que se promova uma investigação imparcial para apurar devidamente a autoria e as responsabilidades sobre os eventuais crimes. Mas não podemos esperar demais deste antro de corruptos instalado em Brasília.

O povo - farto de tanta canalhice e hipocrisia - não está nas ruas. Desmobilizou-se diante das informações sobre múltiplas ilegalidades divulgadas diariamente pela imprensa, que mais confundem do que explicam. O senso comum generaliza - não sem razão - o descrédito sobre os partidos, a política e os políticos, tirando qualquer esperança de dias melhores e de algum saneamento do país a partir do Congresso Nacional.

Joga-se uma expectativa exagerada para 2018, como se a próxima eleição presidencial, simples e milagrosamente, fosse dar conta de todos os problemas, enquanto outra reforma mal ajambrada é preparada pelos congressistas para manter o poder nas mãos destes mesmos grupos mafiosos, com o aumento infame do fundo partidário e truques como o "distritão" e a tal "emenda Lula" (que livra políticos condenados da cadeia). Mais uma vergonha típica destes nossos representantes. Mais uma frustração anunciada. E aí? Vamos aceitar passivamente tudo isso?