terça-feira, 20 de junho de 2017

20 de junho: Dia do Refugiado no #ProgramaDiferente



O Dia do Refugiado - comemorado mundialmente em 20 de junho - é uma oportunidade para conscientizar as pessoas e celebrar a força, a coragem e a perseverança de famílias inteiras que foram obrigadas a deixar suas casas e seus países por causa de guerras, perseguições e violações de direitos humanos.

O #ProgramaDiferente traz hoje um especial sobre os refugiados, apresentando matérias e um debate sobre o tema, além de entrevistar o senador Cristovam Buarque (PPS/DF) sobre o seu livro "Mediterrâneos Invisíveis", que trata da questão de imigrantes e refugiados, e também das barreiras que separam a humanidade, ou dos "muros que excluem pobres e aprisionam ricos". Assista.

Um convite para lançar um de seus livros na Turquia levou o senador Cristovam Buarque a conhecer de perto a realidade dos campos de refugiados entre Istambul e Kilis, na fronteira com a Síria, próximo de Alepo. O que viu e vivenciou nos quase 1.000 quilômetros percorridos na viagem foi o estopim para que o educador escrevesse este seu mais recente livro.

É o que mostra desde a apresentação da publicação: ele faz um relato do que viu e ouviu ao reconstruir parte do caminho trilhado pelo pequeno Aylan Kurdi, o menino que sensibilizou o mundo ao ser encontrado sem vida em uma praia na Turquia, após sua família tentar a travessia do Mediterrâneo.

O autor entrelaça a tragédia do mar Mediterrâneo a partir da desestabilização política na Síria, no Iraque, no Afeganistão e em alguns países da África, com os outros muros invisíveis que separam os cidadãos ao redor do mundo. O objetivo é refletir sobre possíveis saídas para diminuir as diferenças sociais. Ele põe em pauta desastres ambientais como o de Mariana (MG), a fome e a pobreza que aumentam a desigualdade social no Brasil e no mundo.

Com uma visão humanista e permanente foco na Educação, Cristovam constrói um relato sensível, expõe dados e informações e recorre à História e à literatura para refletir sobre o futuro, num mundo em que o nacionalismo conservador e o medo têm pautado as principais decisões de líderes mundiais.

Petição #ComOsRefugiados

Numa época em que a violência força diariamente centenas de famílias a fugir em busca de paz para suas vidas, a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) acredita que este é o momento para mostrar aos líderes mundiais que o mundo está solidário #ComOsRefugiados. Por isso, o ACNUR lançou a petição #ComOsRefugiados, uma mensagem aos governantes para que trabalhem juntos pelos refugiados.

Entre as garantias listadas na petição estão: que todas as crianças refugiadas tenham acesso à educação; que todas as famílias refugiadas tenham um lugar seguro para viver; e que todos os refugiados possam trabalhar e adquirir conhecimentos que contribuam de forma positiva para suas comunidades. Assine você também a petição para mostrar que o mundo está #ComOsRefugiados.