sexta-feira, 12 de maio de 2017

É muita sujeira para sair no ralo dessa Lava Jato ;-)

Diante de todo esse bololô envolvendo o primeiro e o segundo time, os juvenis, os veteranos e até os aspirantes da política nacional na Operação Lava Jato, o melhor do dia é o texto bem humorado do jornalista Ruy Castro (leia abaixo).

Afinal, falar o que do depoimento de Lula e suas mãos inquietas denunciando um nervosismo incomum para um homem tão probo e inocente diante do juiz Sergio Moro?

Pensar o que das delações premiadas com detalhes tão precisos da bandidagem que nem nas aventuras de Ali Babá e os 40 ladrões encontraremos de forma tão surreal? Olha, já sabíamos que o marqueteiro João Santana era bom mesmo em construir personagens, mas a realidade supera a ficção.

Dizer o que dos argumentos pífios de que Lula não foi beneficiário da corrupção por não existirem contratos assinados da propriedade do tríplex do Guarujá ou do sítio de Atibaia? (Aliás, nem da Arena Corinthians, ao que se sabe...)

Comentar o envolvimento de Fernando Haddad e Lindbergh Farias no esquema de caixa 2 oriundo de propina para suas campanhas eleitorais? Não vale a pena. Vamos deixar isso para o pessoal especializado do Ministério Público e da Polícia Federal. É muita podridão para tratarmos por aqui. Vamos manter a sanidade e o bom humor.

Ruy Castro: A fim do tríplex

O ex-presidente Lula fez bem em não querer comprar o tríplex do edifício Solaris, na praia das Astúrias, em Guarujá, que o empreiteiro Léo Pinheiro insistia em lhe vender. Imagine o dono de uma das maiores empresas do país, com faturamento de R$ 50 bilhões por ano e atuação em vários continentes, sair de seus cuidados para dar uma de corretor, abotoar pessoalmente um cliente e tentar empurrar-lhe um imóvel no valor de reles R$ 1 milhão e quebrados. Alguma coisa devia estar errada —com o comprador, com o vendedor ou com o imóvel.

Pois aconteceu que o ex-presidente, ao visitar o tríplex ainda em obras e fazer um tour pelas dependências, em 2014, logo enxergou tudo. O imóvel tinha mais de 500 defeitos —que ele fez questão de apontar para Léo. Havia problemas na área gourmet, espaço habitualmente reservado à churrasqueira, na escada e na cozinha. Léo concordou, exceto quanto à cozinha —afinal, do mesmo fabricante e modelo da que fora instalada no sítio em Atibaia que não é do ex-presidente e que o ex-presidente usou nas 111 vezes em que pernoitou nele a partir de 2012.

Além disso, alegou o ex-presidente, o tríplex, com seus 215 metros quadrados, era muito pequeno para abrigar sua família, composta do casal, cinco filhos e seus cônjuges, oito netos e, agora, um bisneto. Como se sabe, os filhos do ex-presidente ainda moravam com ele, embora todos tivessem mais de 40 anos, fossem casados e comandassem grandes e prósperas empresas, cada qual com dois ou três funcionários.

Para completar, disse o ex-presidente, o tríplex ficava em frente à praia, que ele só poderia frequentar na Quarta-Feira de Cinzas —único dia em que não seria atazanado pela plebe.

Léo Pinheiro entendeu. Quem não entendeu foi dona Marisa, que, sem avisar ao ex-presidente, continuou a fim do tríplex.

(Folha de S. Paulo, sexta-feira, 12 de maio)