quinta-feira, 6 de abril de 2017

Para comemorar o centésimo #ProgramaDiferente fomos direto a uma das nossas fontes de inspiração: o repórter Ernesto Varela, criação de Marcelo Tas



No #ProgramaDiferente de número 100, nada melhor do que homenagear quem deu os primeiros passos neste jornalismo diferenciado que procuramos fazer. Para quem não conhece ou não se lembra, uma criação genial de Marcelo Tas e Fernando Meirelles no período final da ditadura militar, há mais de 30 anos, que revolucionou o humor e a reportagem: o repórter Ernesto Varela e seu fiel escudeiro Valdeci. Direto dos anos 80 e mais atual do que nunca. Assista.

Muito antes de Tas se tornar um dos apresentadores mais conhecidos da TV e Meirelles o cineasta de fama mundial indicado ao Oscar por Cidade de Deus, eles já inovavam na comunicação televisiva. O tipo de reportagem que o #ProgramaDiferente faz hoje, abordando assuntos e personalidades de forma direta, indiscreta e irreverente, não chega a ser novidade. O repórter Ernesto Varela, que perguntava aquilo que todo mundo queria saber mas ninguém tinha coragem de perguntar, já fazia isso há mais de 30 anos.

Relembramos alguns programas desenvolvidos pela produtora independente Olhar Eletrônico, verdadeiros tesouros resgatados, como a clássica pergunta “É verdade que o senhor é corrupto?” para Paulo Maluf :-)

Além de Marcelo Tas e Fernando Meirelles, que criaram para a TV Gazeta, em 1983, o repórter de mentira que fazia perguntas a entrevistados do mundo de verdade, ouvimos outro oriundo da Olhar Eletrônico que também deixou um importante legado para o jornalismo atual. Criador do revolucionário programa TV Mix, em 1987, Marcelo Machado lançou o repórter-abelha, entre outras inovações que influenciam a TV até hoje.

Aqui você relembra alguns momentos memoráveis do personagem Ernesto Varela na época da campanha pelas Diretas, entrevistando o então líder sindical Lula e outras personalidades que fariam parte da história política do país, como Fernando Henrique Cardoso, Eduardo Suplicy, Marta (bem antes de entrar para a política) e o próprio Maluf, com perguntas e respostas hilárias. Direto do túnel do tempo para comemorar o centésimo #ProgramaDiferente: fomos direto a uma das nossas fontes de inspiração!