quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Dois primeiros testes da base de João Doria e da liderança de Milton Leite acontecem nesta semana

Nesta sexta-feira, 10 de fevereiro, a partir das 10h da manhã, começa o primeiro teste da unidade da base do prefeito João Doria (PSDB) e da liderança do presidente da Câmara, vereador Milton Leite (DEM), eleito com apoio do governo e contra a vontade do presidente municipal tucano, o vereador Mario Covas Neto, que pretendia ser o escolhido para comandar a Mesa Diretora neste primeiro ano de legislatura e de gestão municipal.

De meia em meia hora, no plenário da Câmara, serão eleitos os presidentes das comissões internas, em eleições que serão conduzidas pelos vereadores mais velhos de cada comissão, com maior destaque para Constituição e Justiça, e Finanças e Orçamento. Apesar de haver designação das vagas segundo o tamanho de cada bancada, há uma série de acordos (que são permitidos pelo regimento) de troca de comissões entre os vereadores. Nesse caso, alguns acordos tiveram o aval e o compromisso de Milton Leite na sua campanha interna à presidência. Vejamos os resultados...

Segundo teste

Passado o teste inicial para a composição das comissões e a dificuldade de agradar gregos e troianos, o próximo teste será a aprovação, em sessões extraordinárias previstas para esta sexta e para a próxima terça-feira, do projeto substitutivo do Executivo que estabelece multas para os pichadores.

Apesar de contar com maioria folgada dos votos para aprovação, há movimentação da oposição e de parte da base governista para a convocação de uma audiência pública, que pode ser convocada por alguma das comissões que serão oficializadas na sexta pela manhã, antes da segunda e definitiva votação do projeto.

Vencida essa etapa, começarão as discussões sobre a votação de novos projetos dos vereadores (novos e reeleitos), bem como da derrubada de vetos da gestão anterior a projetos das diversas bancadas com representação na Câmara. É praxe entre os vereadores estabelecer uma cota de projetos de cada vereador a serem aprovados por semestre. Resta saber também como os novos eleitos, com discurso de mudança dos velhos métodos da casa, vão reagir. (Câmara Man)