terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Direto dos anos 80: Marcelo Tas e Fernando Meirelles relembram Ernesto Varela e o fiel escudeiro Valdeci



Hoje é dia de conversar com Ernesto Varela e seu fiel escudeiro, o câmera Valdeci. Para quem não conhece ou não lembra, a criação genial de Marcelo Tas e Fernando Meirelles no período final da ditadura militar que revolucionou o humor e o jornalismo. Muito antes de Tas se tornar um dos apresentadores mais conhecidos da TV e Meirelles o cineasta de fama mundial indicado ao Oscar por Cidade de Deus. Assista.

O tipo de reportagem que o #ProgramaDiferente faz hoje, abordando assuntos e personalidades de forma direta, indiscreta e irreverente, não chega a ser novidade. O repórter Ernesto Varela, que perguntava aquilo que todo mundo queria saber mas ninguém tinha coragem de perguntar, já fazia isso há mais de 30 anos.

Uma exposição no Itaú Cultural, em plena Avenida Paulista, resgata para os dias atuais, marcados por avanços tecnológicos e a democratização das redes sociais, o trabalho e a história de Ernesto Varela, que também ressurge no site Ernesto Varela Upload. Vídeos restaurados reapresentam programas desenvolvidos pela produtora independente Olhar Eletrônico, verdadeiros tesouros resgatados, como a clássica pergunta “É verdade que o senhor é corrupto?” para Paulo Maluf :-)

Além de Marcelo Tas e Fernando Meirelles, que criaram para a TV Gazeta, em 1983, o repórter de mentira que fazia perguntas a entrevistados do mundo de verdade, ouvimos outro oriundo da Olhar Eletrônico que também deixou um importante legado para o jornalismo atual. Criador do revolucionário programa TV Mix, em 1987, Marcelo Machado lançou o repórter-abelha, entre outras inovações que influenciam a TV até hoje.

Aqui você relembra alguns momentos memoráveis do personagem Ernesto Varela na época da campanha pelas Diretas, entrevistando o então líder sindical Lula e outras personalidades que fariam parte da história política do país, como Fernando Henrique CardosoEduardo Suplicy, Marta (bem antes de entrar para a política) e o próprio Maluf, com perguntas e respostas hilárias. Direto dos anos 80, mas parece mais atual do que nunca!