segunda-feira, 25 de julho de 2016

Festival de Besteira que Assola a Política

Nos anos 60, o genial Sérgio Porto, mais conhecido pelo pseudônimo Stanislaw Ponte Preta, lançou o seu Febeapá (Festival de Besteira que Assola o País), que tinha como principal característica simular notas jornalísticas satíricas, com sua típica ironia e humor corrosivo, parecendo noticiário sério.

Pois vivemos agora uma nova onda do Febeapá na política e no jornalismo brasileiro, porém de mão trocada. A graça involuntária vem do noticiário supostamente sério, que se confunde entre plantações e desinformações, e mais parece piada.

Num rápido passar de olhos pela edição impressa da Folha de S. Paulo desta segunda-feira, por exemplo, o leitor ou assinante sobrevivente lê que o PTN, sigla nanica controlada pela deputada Renata Abreu, participou da convenção de João Doria (PSDB), mas diz que o "apoio está em aberto". Na página seguinte, é informado que o PTN participou da convenção de Celso Russomanno, integrando a coligação com PRB, PEN e PSC. Oi?

Da mesma forma, lê que Andrea Matarazzo (PSD) "sinaliza que pode (?) desistir da candidatura", pois estaria negociando com Marta (PMDB) e Russomanno (PRB) a vaga de vice, mas em outra nota fica sabendo (?) que PMDB e PSD já até "fecharam a coligação". Tudo com apenas uma página aberta, no relato "jornalístico" dos acontecimentos de domingo.

Isso para coroar a confusão da semana, que colocou PHS (que apoiava Dória) na oposição, e, ao tentar contornar o erro (sem nunca assumi-lo de fato), "inventou"outro partido chamado PPN, que nunca existiu, inflacionando ainda mais a sopa de letrinhas partidárias que já empanturra o eleitor.

Além do (mau) humor causado pela desinformação dos repórteres, tem aquele provocado pela cara-de-pau dos próprios políticos. Ver Haddad com Lula, Ciro GomesChalita, Netinho de Paula (eleito vereador pelo PCdoB, que perdeu o mandato na Justiça ao migrar para o PDT), e toda a turma do PT, PCdoB e PDT novamente reunida, é para quem tem estômago forte.

Ler que Erundina (PSOL) criticou Marta por estar no PMDB de Temer, e lembrar que o próprio Temer já foi candidato a vice de Erundina, sendo abençoados na época por Orestes Quercia, também causa ligeira indisposição.

Se não bastasse, ficamos sabendo que a presidente afastada Dilma Rousseff não deu as caras na convenção do PT, mas mandou carta dizendo que "o Brasil golpista e o Brasil democrático estarão duelando na eleição de outubro em São Paulo."

Tomara ela esteja certa uma vez na vida e o Brasil democrático enterre de vez esta bandalheira que assaltou os cofres públicos nos últimos 13 anos, com seu partido traíra, golpista e corrupto. Cadeia neles!