segunda-feira, 2 de maio de 2016

FAP anuncia Academia Digital Itamar Franco

Em reunião neste fim-de-semana, em Brasília, a Direção Geral da FAP (Fundação Astrojildo Pereira) e o seu Conselho Curador aprovaram o lançamento da Academia Digital Itamar Franco. Trata-de de uma escola permanente de formação e treinamento para o uso da internet como ferramenta de comunicação política. É também uma estratégia atual para investir de forma contínua, seja presencial ou à distância, na capacitação digital e na mobilização em rede.

Os cursos da Academia Digital estarão sempre de acordo com os princípios da FAP e serão abertos a todos os interessados. A FAP é uma instituição que promove análises, estudos e debates das complexas questões da atualidade, acessível a todo e qualquer cidadão. Tem como principal objetivo difundir os ideais democráticos e os princípios republicanos, a liberdade, a igualdade de oportunidades, a cidadania plena e a justiça social. Para tanto, realiza uma série de publicações e atividades no meio político, acadêmico e cultural.

A homenagem desta escola de formação política com o nome do ex-presidente Itamar Franco, que era senador pelo PPS quando morreu em julho de 2011, está prevista nos estatutos do partido e já fazia parte do plano de trabalho da FAP há alguns anos. 

A Academia Digital Itamar Franco, que terá aula inaugural em São Paulo, no dia 15 de maio, e depois percorrerá o país presencialmente e com reuniões virtuais, deverá estruturar seus conteúdos e treinamentos em dois eixos básicos:

1) Formação e Estratégia Política: nesse eixo, de caráter doutrinário, serão ministrados os conceitos básicos da esquerda democrática, as mensagens e as propostas do partido, as tendências políticas no mundo e no Brasil, os movimentos sociais, a participação popular e a democracia representativa. Aqui se aglutinam os conteúdos necessários para formar ativistas digitais capazes de enfrentar o debate político e realizar as análises pertinentes sobre a vida nacional e sua relação com as ideias do PPS e da FAP.

2) Posicionamento Digital e Mobilização em Redes: o objetivo desse eixo é fornecer aos dirigentes, filiados e simpatizantes do PPS e da FAP o conhecimento técnico sobre as ferramentas de internet, buscando aprimorar o relacionamento nas redes sociais. Os antigos militantes partidários precisam ser treinados para se transformarem em multiplicadores digitais. Esses, distribuídos pelo país, bem treinados e articulados, tornam-se decisivos no enraizamento do partido no contexto da sociedade conectada. Incluem-se aqui também as estratégias de mobilização, com ações que fazem um movimento constante “da rede para as ruas e das ruas para a rede”. Nessa sinergia entre o off-line e o online se consegue promover as verdadeiras mobilizações políticas no mundo contemporâneo.