domingo, 17 de abril de 2016

Vamos falar sobre o Dia D e o pós-Dilma

Na História, o chamado Dia D, ou dia decisivo, foi quando os aliados ocidentais desembarcaram nas costas da Normandia para, meses depois, colocar um fim à 2ª Guerra Mundial, iniciada cinco anos antes pela invasão nazista à Polônia e posteriormente a outros países da Europa.

O nosso Dia D nacional, este 17 de abril, marcará o início da derrocada do petismo, após 13 anos de corrupção institucionalizada no governo federal e um vale-tudo que, com pecha de popular e socialista, na verdade ajudou a dizimar e a desmoralizar a esquerda democrática brasileira.

Votado o impeachment da presidente Dilma Roussef na Câmara dos Deputados, teremos vencidos e vencedores numa guerra ainda sem fim, que seguirá provocando baixas dos dois lados até a batalha final ou uma improvável rendição. Nem depende do resultado de domingo para prevermos que será então intensificado no país este clima de guerra, no fogo cruzado entre governistas e oposicionistas se atacando virtualmente nas redes e covardemente nas ruas.

Vença ou perca a tese de afastamento da presidente da República, não apenas na Câmara mas consequentemente também no Senado, o Brasil estará dividido nisso que se convencionou chamar de Fla-Flu da política. De um lado e do outro, gente de todo tipo: de idealistas sinceros a bandidos que são alvos da Lava Jato. De governistas que não querem largar o osso, custe o que custar, a oportunistas e lunáticos saudosos da ditadura militar. E uma maioria silenciosa, anônima e pacífica que seguirá levando a sua vidinha e sofrendo os efeitos da ação (e da omissão) de quem atua nos três poderes da República em crise.

Como será o Brasil a partir de segunda-feira, 18 de abril? Certamente o Palácio da Alvorada vai se transformar num bunker da resistência petista, guardado pelos movimentos sociais cooptados e partidos-satélites do fisiologismo. Como vão se portar os derrotados? Vão promover quebra-quebra nas ruas? Vão recorrer ao Supremo Tribunal Federal? E os vencedores? Vão relotear o governo mediante a promessa de um novo pacto pela governabilidade?

O Brasil não acaba no domingo, assim como não começou com a eleição de Lula em 2002 (verdade, embora o próprio custe a acreditar). Porém, a herança maldita deste (des)governo Dilma vai marcar para sempre a nossa história e os destinos da política nacional.

Se Michel Temer assumir a Presidência da República entre o final de abril e o início de maio, como se desenha no horizonte, a "culpa" não é da oposição. É do governo do PT, que formou chapa com o PMDB e vendeu a alma para sustentar o seu presidencialismo de coalizão.

Isso posto, quem se preocupa de fato com o futuro do Brasil precisa começar a pensar adiante e debater a sério a nossa situação caótica. O sistema partidário e eleitoral está falido. Reformas estruturais profundas são necessárias. A crise republicana não terá um fim milagroso. Operações como a Lava Jato e outras ações de saneamento da coisa pública devem continuar. Muita gente fala em passar o país a limpo. Não pode ser da boca pra fora. Depois do Dia D, será a Hora H.