segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Novembro: aniversário de Astrojildo e Giocondo



Novembro marca o aniversário de nascimento de dois personagens que construíram a história do PCB/PPS e merecem ser lembrados nos dias de hoje: Astrojildo Pereira, natural de Rio Bonito (RJ), nascido há 125 anos, num 8 de novembro de 1890; e Giocondo Dias, que completaria 102 anos em 18 de novembro, soteropolitano nascido em 1913.

Jornalista, escritor, crítico literário, ex-anarquista, Astrojildo Pereira Duarte Silva foi fundador do Partido Comunista Brasileiro, em 1922, e dá nome à fundação que hoje preserva a sua memória e a de centenas de outros militantes históricos na luta da esquerda democrática e republicana.

Ex-secretário geral do Partido Comunista Brasileiro, Giocondo Gerbasi Alves Dias foi cabo do Exército, um dos líderes da Aliança Nacional Libertadora e, anos mais tarde, eleito deputado constituinte na Assembleia Legislativa da Bahia (cujo mandato foi cassado e devolvido simbolicamente em homenagem póstuma, há dois anos, no centenário do seu nascimento).

Para relembrar algumas passagens importantes da vida de Giocondo Dias, vale assistir o documentário "O Assalto ao Poder", de Eduardo Escorel, sobre os levantes militares de 1935 em três diferentes capitais brasileiras, que tentaram derrubar o governo do presidente Getúlio Vargas.

Assista também, na matéria acima, da TVFAP.net, que lembra o aniversário de Giocondo Dias, depoimentos colhidos em 2008, no ano do cinquentenário da Declaração de Março de 1958, da qual, como secretário de organização do PCB, Giocondo foi o principal articulador político; e a homenagem póstuma com a devolução simbólica do seu mandado cassado, na Bahia.

Relembre também a história de Astrojildo Pereira, dentro do Projeto "Brasileiros e Militantes", do jornalista Ivan Alves Filho. Assista "A Casa de Astrojildo - Partes 12 e 3".




Leia mais sobre Astrojildo Pereira:

“Jildo” – 50 anos de ausência