terça-feira, 6 de outubro de 2015

#ProgramaDiferente: Conheça Facundo Guerra



O #ProgramaDiferente, da TVFAP.net, entrevista o criativo e bem-sucedido empresário Facundo Guerra. Aos 41 anos, dono de bares e casas noturnas da moda em São Paulo, com uma visão diferenciada sobre o capital e o trabalho, ele fala das suas ideias de ocupação do espaço público e conta a sua história de vida.

Argentino por conta da militância do pai e do avô no Partido Comunista Brasileiro, ambos perseguidos pela ditadura militar, retornou ao Brasil ainda criança. Bastante estudioso (ou CDF, como se define), ganhou bolsas de estudo nos tradicionais colégios Mackenzie e Bandeirantes, cursou Engenharia de Alimentos no Instituto Mauá, fez pós-graduação em Jornalismo Internacional, mestrado e doutorado em Ciências Políticas.

Em 2005, desempregado aos 30 anos, após trabalhar nas multinacionais Tetra Pak, American Express e Aol, resolveu investir em uma área completamente diferente: abriu com um sócio a boate Vegas, que inaugurou um período de modernização da região conhecida como "Baixo Augusta".

Com o sucesso da primeira casa noturna vieram outras: Lions, Yatch e Cine Joia, além dos bares Z Carniceria, Volt e Riviera, entre outros que já estão consolidados. Os mais novos investimentos são o bar PanAm (no topo do Hotel Maksoud), o Saloon (casa de shows que será inaugurada no Largo da Batata, onde funcionou o Aeroanta na década de 80) e o Mirante Nove de Julho (uma descoberta pessoal, atrás do Masp, do que restava do histórico Belvedere Trianon).

Polêmico e sempre pronto para defender suas ideias, inclusive nas redes sociais, escreve posts e artigos para compartilhar a sua visão de mundo e da cidade, como fez em "Fomos proibidos de te amar, São Paulo", na CartaCapital. Assista a entrevista na íntegra.