sábado, 24 de outubro de 2015

#ProgramaDiferente celebra o Dia da Democracia



Assista: Celebrando o Dia da Democracia neste domingo, 25 de outubro, o #ProgramaDiferente apresenta uma série de depoimentos exclusivos de personalidades emblemáticas da luta contra a ditadura militar: Adriano Diogo, Alberto Goldman, Alfredo Sirkis, Audálio Dantas, Clarice Herzog, Eduardo Jorge, João Batista de Andrade, Juca Kfouri e Gilberto Natalini.

A data da morte do jornalista Vladimir Herzog, há 40 anos, é considerada o ponto de partida para a retomada do processo democrático no Brasil. Herzog morreu no dia 25 de outubro de 1975, durante sessão de tortura num prédio do DOI-CODI, do 2º Exército. O seu assassinato provocou a primeira reação popular contra a tortura, as prisões arbitrárias e o desrespeito aos direitos humanos.

Na abertura do programa, um trecho do filme "Hércules 56", por sua vez, retrata outro episódio emblemático da ditadura: o sequestro do embaixador dos Estados Unidos. Isso nos permite discutir o equívoco dos grupos que optaram pela luta armada e os acertos de quem escolheu o campo democrático e a resistência pacífica para derrubar a ditadura com as armas da política.

Mostramos, na entrevista exclusiva do Cabo Anselmo, um personagem obscuro e controverso da ditadura, responsável pela prisão, tortura e morte de centenas de militantes de esquerda, tudo aquilo que a esquerda democrática sempre combateu.

Como contraponto, apresentamos um debate de três militantes do velho Partido Comunista Brasileiro (Alberto Aggio, Francisco Inácio de Almeida e Luiz Carlos Azedo), todos atualmente no PPS, que repercutem e analisam a entrevista e o papel do Cabo Anselmo como agente duplo da ditadura.

Ou seja, o #ProgramaDiferente deste Dia da Democracia exalta os 30 anos da redemocratização brasileira e a vitória de quem optou pela resistência à ditadura no campo republicano, da política e das ideias. 

Também foi destaque nesta semana um debate sobre Ética na Política, que reuniu o ex-senador Pedro Simon, o jurista Miguel Reale Jr. e o líder do Movimento Vem Pra Rua, Rogério Chequer, além de uma nova manifestação nas ruas pelo impeachment da presidente, dessa vez com o mote #NatalSemDilma (reveja).

Vale a pena rever ainda a entrevista do deputado federal Roberto Freire, presidente nacional do PPS. Ele fala sobre a situação do país, a crise política do governo Dilma, a possibilidade de impeachment, esquerda e direita, a história do PCB/PPS, nova política, o Foro de São Paulo, os movimentos que estão nas ruas, entre outros assuntos.

#ProgramaDiferente é exibido na TVAberta de São Paulo todos os domingos, às 21h30.

Na internet, está disponível na TVFAP.net e em programadiferente.com na íntegra.