segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Vamos falar sobre São Paulo? Tá na hora!


Ficou famoso o episódio do "Vamos falar sobre São Paulo?", apelo feito pelo então candidato a prefeito Celso Russomanno ao apresentador Cesar Tralli durante as perguntas mais incômodas em entrevista ao SPTV, da Rede Globo. Passados já quase quatro anos, quem segue incomodado é o paulistano, com a péssima gestão do prefeito Fernando Haddad e a necessidade de se falar verdadeiramente sobre a cidade e discutir uma nova governança sustentável, moderna e eficiente.

Pois, então, vamos falar sobre São Paulo? Vamos! É o que pretendem o PPS, o PSB, o PV e a Rede Sustentabilidade ao proporem o "Diálogo por São Paulo", que será materializado com um seminário seguido de debate aberto à participação da população no sábado, dia 17 de outubro, das 13h às 17h, no Salão Nobre da Câmara Municipal.

Discutem-se nomes, apresentam-se potenciais candidatos, mas a discussão essencial sobre a cidade fica sempre em segundo plano. Parcela da culpa é dos próprios partidos, que flertam com personalidades midiáticas para cavar espaço na imprensa ávida pelo "shownarlismo" político. E as notícias que antecipam as eleições de 2016 ficam limitadas à possibilidade de termos como candidatos Russomanno, Datena, João Dória, Marta Suplicy, Feliciano etc.

Mas, antes de lançar nomes, entendemos que precisamos iniciar a construção de um novo bloco de forças políticas e sociais, que apresentem propostas alternativas viáveis para iniciarmos o esperado período "pós-PT" em São Paulo e no Brasil. Os nomes surgirão - e os apresentaremos oportunamente - para representar esta nossa proposta, mas os candidatos a prefeito e vice-prefeito devem ser consequência do debate e da construção política, em vez de serem impostos por dirigentes partidários, como normalmente ocorre.

É essa construção que estamos propondo, que vale para a capital e para cada município do Estado. Quem está disposto a desenvolver a ideia? Veremos...