segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Um #ProgramaDiferente histórico sobre jornalismo e democracia com José Hamilton Ribeiro e os 40 anos do assassinato de Vladimir Herzog pela ditadura



O #ProgramaDiferente deste domingo, Dia dos Pais, com personagens que fazem parte da História do Brasil, é bastante emblemático para o jornalismo e sobre a redemocratização do país: entrevista o "repórter do século" José Hamilton Ribeiro e debate os 40 anos do assassinato de Vladimir Herzog pela ditadura militar.

A abertura na voz de Elis Regina, com a música de João Bosco e Aldir Blanc que simboliza a luta de toda uma geração e homenageia especialmente uma das nossas convidadas, Clarice Herzog, dá o tom do programa: "Chora, a nossa pátria mãe gentil, choram Marias e Clarices, no solo do Brasil. Eu sei que uma dor assim pungente não há de ser inutilmente...". ASSISTA.

Com 80 anos de idade e 60 de profissão, José Hamilton Ribeiro é mais conhecido hoje por ser repórter e editor do programa Globo Rural, mas tem uma história extraordinária no jornalismo brasileiro e mundial.

Ele conta um pouco dessa trajetória, desde a sua participação na cobertura da Guerra do Vietnã, pela revista Realidade (que antecedeu a Veja), ocasião em que perdeu a perna ao pisar em uma mina terrestre. Assista a íntegra da entrevista.

Há ainda o debate histórico sobre os 40 anos do assassinato do jornalista Vladimir Herzog, com a presença da viúva Clarice Herzog, do filho Ivo Herzog e do amigo Audálio Dantas, outra lenda do jornalismo, que era o presidente do sindicato da categoria em 1975 e participou ativamente daquele momento fundamental do país. Assista a íntegra do debate.

Parece oportuno rememorar a morte de Herzog e o seu significado no momento em que vivemos o agravamento da crise política e institucional, com proporções e consequências ainda imensuráveis.

O #ProgramaDiferente é exibido na TVAberta de São Paulo todos os domingos, às 21h30.

Na internet, está disponível na TVFAP.net e em programadiferente.com na íntegra. Assista.