segunda-feira, 13 de julho de 2015

Política + Economia: #ProgramaDiferente ouve criadores do Brasil 247 e do Econoweek



O #ProgramaDiferente desta semana mostra que é possível tratar de política e de economia de um jeito diferente, através de iniciativas pioneiras na internet, como o primeiro jornal exclusivo para tablets e smartphones, o polêmico site Brasil 247, e um canal de vídeos de notícias econômicas, o bem humorado Econoweek, que não se perde no economês. Assista.

Na entrevista com o jornalista Leonardo Atucch, criador e editor do Brasil 247, a conversa é sobre jornalismo, política, a crise do PT e do governo Dilma, os conflitos entre as chamadas "imprensa golpista" e a "imprensa chapa-branca" ou cooPTada pelo governo e a possível volta de Lula em 2018, entre outros assuntos controversos. Veja a íntegra da entrevista.

O que é, afinal, a "mídia progressista"? É possível fazer jornalismo "independente" sendo bancado por patrocínios do governo? Como essa imprensa alternativa cresce e supera em audiência os jornais e revistas tradicionais, que enfrentam uma crise enorme? Qual o futuro do jornalismo impresso? O que pensa e como atua quem está por trás desta nova mídia eletrônica brasileira, que aposta na agilidade e na "viralização" de suas postagens nas redes sociais?

No debate, outra novidade: o Econoweek, canal de vídeos no Youtube lançado por dois jovens economistas, César Esperandio e Étore Sanchez, que se propõem a traduzir o economês das notícias da semana com bom humor e didatismo.

E para fechar nesse tema do "pioneirismo", sem perder o clima das férias escolares, o programa mostra como é a tradicional Festa do Imigrante, que acontece todo ano no Museu da Imigração, em São Paulo, com toda a riqueza de pratos típicos, músicas e danças das nações pioneiras que compõem a diversidade cultural do Brasil.

A TVFAP.net vem fazendo uma série de entrevistas com jornalistas. Assista: José Hamilton Ribeiro, Luiz Carlos AzedoCarlos Brickmann, Blog do Paulinho, Claudio de Oliveira, Giba Um, Alfredo Sirkis, Soninha Francine, Juca Kfouri, entre outros.

O #ProgramaDiferente é exibido na TVAberta de São Paulo todos os domingos, às 21h30.

Na internet, está disponível na TVFAP.net e em programadiferente.com na íntegra.