sábado, 20 de junho de 2015

#ProgramaDiferente opõe "puxadinho" dos deputados ao que seria, de fato, uma ampla reforma política

ASSISTA: Nesta semana, o #ProgramaDiferente, assim como vem fazendo desde a sua estreia, segue debatendo a necessidade de uma ampla reforma política.

O tema é o aprofundamento da participação direta dos cidadãos e o aperfeiçoamento da democracia, justamente no momento em que os deputados encerraram o 1º turno de votação de uma anunciada reforma que, na realidade, mal chega a ser um "puxadinho".

Mais uma vez se discute o governo Dilma Roussef, a necessária proximidade entre os políticos e o eleitorado, e retoma temas como voto distrital ou proporcional, recall, plebiscitos e consultas populares, candidaturas independentes e o fim do monopólio do exercício da política pelos partidos tradicionais.

Os debatedores são: Alberto Aggio, historiador, professor da Unesp-Franca e presidente do Conselho Curador da FAP (Fundação Astrojildo Pereira); Fernando Gouveia, advogado, editor do portal Implicante.org, com mais de 450 mil seguidores, e colaborador de outros sites de oposição ao governo petista; e Mauricio Brusadin, economista, diretor do portal Observador Político, ex-presidente do PV paulista, coordenador das campanhas digitais de Marina Silva em 2010 e de Aécio Neves em 2014.

Apesar do balde de água fria jogado pelos atuais congressistas, que se mostram insensíveis aos apelos da população por mudanças efetivas no sistema partidário e eleitoral, a reforma se faz necessária. Por mais que pareça natural, embora seja inaceitável, que maus políticos queiram manter seus privilégios e tudo como está para facilitar a eleição sempre dos mesmos, está mantido na pauta o debate e a esperança por dias melhores.

É destacada a boa iniciativa da Câmara Municipal de São Paulo, que realiza sessões em cada uma das regiões das 32 subprefeituras da cidade. Veja os depoimentos exclusivos dos vereadores Antonio DonatoAndrea MatarazzoEliseu GabrielConte Lopes e Paulo Frange, além da senadora Marta Suplicy.

O programa "Câmara no Seu Bairro" é um bom começo, mas não pode ser uma atitude isolada. As pessoas exigem mais transparência, mais ética e seriedade no trato com a coisa pública. Todos cobram uma nova forma de fazer política, com mecanismos de interferência direta que se somam à prática da tradicional democracia representativa e participativa.

É neste sentido, também, sempre antenado com a demanda dos cidadãos, que atua politicamente o entrevistado de hoje: o deputado federal licenciado Arnaldo Jardim, secretário estadual de Agricultura e Abastecimento do Governo Alckmin, um dos principais nomes da política brasileira, com ficha limpa e décadas de serviços prestados à democracia e ao desenvolvimento do país. Veja a íntegra da entrevista.

O #ProgramaDiferente é exibido na TVAberta de São Paulo todos os domingos, às 21h30.

Na internet, está disponível na TVFAP.net e em programadiferente.com na íntegra.