quinta-feira, 28 de maio de 2015

Reforma Política: entrevistas e debates na TVFAP.net

A Reforma Política, tema em pauta no Congresso Nacional e que pode gerar consequências já nas eleições municipais de 2016, está sendo amplamente debatida na TVFAP.net e no #ProgramaDiferente.

Assista, na íntegra, os seguintes debates:

Reforma Política - Voto proporcional? Voto distrital (puro ou misto)? Recall? Plebiscito? Constituinte exclusiva? Eleição direta para dirigentes nos partidos? Votação nominal ou lista fechada? Candidaturas avulsas ou independentes dos partidos? Financiamento público ou privado? Aperfeiçoamento da democracia (direta, representativa ou participativa)? Fim das coligações proporcionais?

Os debatedores são: Alberto Aggio, historiador, professor da Unesp-Franca e presidente do Conselho Curador da FAP (Fundação Astrojildo Pereira); Fernando Gouveia, advogado, editor do portal Implicante.org, com mais de 450 mil seguidores, e colaborador de outros sites de oposição ao governo petista; e Mauricio Brusadin, economista, diretor do portal Observador Político, ex-presidente do PV paulista, coordenador das campanhas digitais de Marina Silva em 2010 e de Aécio Neves em 2014.

Reforma Política e Cenários para 2016  - Voto Distrital (puro ou misto), financiamento público ou privado, possíveis candidatos à Prefeitura de São Paulo em 2016, coligações e fusões partidárias. Participação dos vereadores Eliseu Gabriel (PSB) e Eduardo Tuma (PSDB), além do cientista político Hilton Cesario Fernandes.

Impeachment, Sim ou Não? - No versão editada ou na íntegra, apresentamos um debate sobre a tese de afastamento da presidente Dilma Roussef. Os debatedores são, mais uma vez: Alberto Aggio, historiador, professor da Unesp-Franca e presidente do Conselho Curador da FAP (Fundação Astrojildo Pereira); Fernando Gouveia, advogado, editor do portal Implicante.org, com mais de 450 mil seguidores, e colaborador de outros sites de oposição ao governo petista; e Mauricio Brusadin, economista, diretor do portal Observador Político, ex-presidente do PV paulista, coordenador das campanhas digitais de Marina Silva em 2010 e de Aécio Neves em 2014.

Os movimentos estão nas ruas: golpismo ou avanço da democracia? - O debate traz Célio Turino, idealizador do Raiz Movimento Cidadanista, ex-militante do PCdoB, fundador e principal dirigente da Rede Sustentabilidade em São Paulo até o desligamento do seu grupo, no final de 2014, quando Marina anunciou o apoio a Aécio Neves (PSDB) no segundo turno da eleição presidencial.

Estão presentes ainda um representante do Onda Azul, Humberto Laudares, movimento que propõe a renovação da política partidária a partir das manifestações das ruas e negocia uma filiação coletiva ao PSDB; e um dos editores do Reaçonaria, Angelo Martins, portal da internet que se auto-intitula "reacionário" como resposta irônica ao rótulo petista pela oposição sistemática que faz ao governo.

A Mulher na Política  - Por que, apesar de termos uma mulher na Presidência da República, a representação feminina ainda é tão pequena nos três poderes da República? Participação da Dra. Telma Ribeiro dos Santos, advogada e presidente do PMN (Partido da Mobilização Nacional); e de Helena Werneck, arquiteta e urbanista, integrante da direção nacional do PPS (Partido Popular Socialista) e do conselho da FAP (Fundação Astrojildo Pereira).

Seminário "Diálogo Brasil"

Acompanhe uma matéria exclusiva com o resumo do seminário "Diálogo Brasil", que reuniu parlamentares, lideranças, dirigentes e filiados dos partidos PSB, PPS, PV e Rede Sustentabilidade no dia 4 de maio, na Câmara Municipal de São Paulo, para uma palestra do cientista político José Alvaro Moisés.

A seguir, assista os vídeos com a íntegra do seminário, em duas partes:

Parte 1 - Introdução do presidente do PPS, deputado federal Roberto Freire; composição da Mesa; fala de abertura do vice-governador de São Paulo e presidente estadual do PSB, Marcio França; as boas-vindas dos vereadores anfitriões do evento (Eliseu Gabriel, PSB; Ricardo Young, PPS; e Marcos Belizário, PV) e a palestra do cientista político, jornalista e escritor José Álvaro Moisés, professor da USP e um dos fundadores do PT.


Parte 2 - A fala do presidente nacional da UGT, Ricardo Patah e do diretor do Dieese, Clemente Ganz; uma palavra dos representantes das fundações partidárias que organizam o evento (Fundação Astrojildo Pereira, Fundação João Mangabeira e Fundação Verde Herbert Daniel) e a participação dos representantes dos partidos: Roberto Freire (PPS), José Luiz Penna e Eduardo Jorge (PV), Beto Albuquerque (PSB) e Bazileu Margarido (Rede Sustentabilidade); além das considerações finais do palestrante José Alvaro Moisés.

Veja também depoimentos exclusivos para a TVFAP.net de participantes e convidados do seminário "Diálogo Brasil", gravados durante o evento em São Paulo: Alberto Aggio, Arnaldo Jardim, Beto Albuquerque, Davi Zaia, Diego Oliveira, Eliseu Gabriel, Francisco Inácio de Almeida, Hilton Cesario Fernandes, João Batista de Andrade, José Alvaro Moisés, José Antonio Segatto, José Luiz Penna, Luís Mir, Keiko Ota, Renato Casagrande, Ricardo Young, Roberto Freire, Soninha Francine e Wober Junior.

Acompanhe ainda outra matéria exclusiva do #ProgramaDiferente sobre o evento e a participação destacada de Eduardo Jorge (PV),Roberto Freire (PPS) e Bazileu Margarido (Rede Sustentabilidade).

Manifestações na Avenida Paulista 

Avenida Paulista, 12 de abril de 2015: Veja as entrevistas com Juca Chaves (compositor e humorista), Rogerio Chequer (Movimento Vem Pra Rua), Kim Kataguiri (Movimento Brasil Livre), Fernando Holiday (Movimento Brasil Livre), Fernando Gouveia (portal Implicante.org), Alberto Aggio (historiador e presidente da FAP), Romeu Tuma Júnior (delegado e ex-deputado) e Roberto Freire (deputado federal e presidente nacional do PPS).

Reveja também a cobertura das manifestações de 15 de março de 2015.

Marcha até Brasília


Acompanhe a cobertura da reta final da Marcha pela Liberdade, do Movimento Brasil Livre.

Entrevistas

Também há uma série de entrevistas com personalidades que tratam da atual conjuntura, avaliam a crise e propõem alternativas à Reforma Política que vem sendo debatida.