segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Shownarlismo político: quem perde a eleição é o leitor

Repare bem nos dois gráficos ao lado: os números são os mesmos, mas a "leitura" é completamente diferente.

Imagem é tudo! Na primeira arte, a impressão à primeira vista é de que Dilma está liderando com folga e Marina despencou, com Aécio subindo e quase encostando na segunda colocada.

Após inúmeras reclamações nas redes sobre a "distração" da Folha com os números, a arte foi corrigida. Não sem antes ser bem aproveitada pelos tucanos, como se o 2º e o 3º colocados estivessem quase em igualdade.

Os dois gráficos ao lado foram produzidos pela "editoria de arte" da Folha de S. Paulo. Parece haver uma torcida da grande imprensa pela manutenção da polarização PT/PSDB, reforçada pela postura dos editoriais, bem como das matérias e a maioria de artigos e colunas.

Certamente a Folha negaria qualquer preferência, ciosa do seu jornalismo "independente". Mas não é bem assim. Esses "deslizes", ou "distrações", ou "atos falhos" - dêem o nome que quiserem - acabam entregando a torcida.

A primeira arte, acima, acentua a queda de Marina, distanciando muito seus 30% dos 37% de Dilma e exagerando na aproximação com os 17% de Aécio. Ou seja, para a Folha, a diferença de 7 pontos que separam Marina de Dilma é visualmente duas vezes maior que os 13 que separam Marina de Aécio.

Outro equívoco comprometedor: repare que, na primeira arte, pelo exagero dado à curva descendente, os 30% atuais de Marina ficaram abaixo até mesmo do seu ponto de partida, que foi 21%. A segunda arte, corrigida, recupera o crescimento de Marina e recoloca a distância mais realista: ela próxima de Dilma e longe do terceiro colocado, Aécio.

Diante desse quadro, eis que ressurge a presidente Dilma Roussef, aquela que já nos ensinou que "vale fazer o diabo" para ganhar uma eleição, com uma nova doutrina: "Papel da imprensa não é o de investigar, e sim divulgar informações". Leia aqui.

Faltou completar: de preferência que as informações sejam favoráveis ao seu governo, claro. Se possível, reproduzindo seus releases e disseminando as ordens do comando da campanha. 

E se os PTbulls se comportarem direitinho, fiéis à dona, ganham até biscoitinho de recompensa. Leia mais esse escândalo: Guerrilha digital do PT: vale até alugar bunker clandestino e pagar em dinheiro vivo.

Vale lembrar outros posts do Blog do PPS sobre o assunto:






Cada um tem o Watergate que merece...


Leia também mais informações sobre a eleição presidencial:

Carlos Fernandes: É hora de marcar presença nas ruas