quarta-feira, 21 de maio de 2014

Prefeitura de São Paulo dá dinheiro público a entidade que ataca os jornalistas da Globo, da Folha e da Veja

Reprodução da publicidade paga da entidade no Facebook
Se já era escandaloso o patrocínio oficial da Prefeitura de São Paulo ao "Encontro de Blogueiros" que serviu de palanque eleitoral para Lula e o candidato do PT ao governo paulista, o ex-ministro Alexandre Padilha, o caso fica mais revoltante quando conhecemos o nível do "trabalho" da entidade que recebeu o dinheiro público das mãos do prefeito Haddad.

Entenda o caso: "Siga o dinheiro" é um princípio básico: quem recebeu os R$ 50 mil dos cofres da Prefeitura de São Paulo?

O "Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé", merecedor do patrocínio da Prefeitura, é a entidade que congrega os chamados "blogueiros amigos". Eles se destacam pela militância político-partidária, atuando ora na defesa cega dos governos petistas (como ao tentar negar o mensalão, por exemplo), ora no ataque a instituições democráticas e a "inimigos" reais e imaginários.

Exemplo de post da entidade com ataques pessoais
São alvos frequentes dos "blogueiros amigos" o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, os veículos de comunicação identificados como integrantes do "PiG" (um fictício Partido da Imprensa Golpista, liderado pela Rede Globo, Revista Veja e os jornais Folha e Estado) e os jornalistas destas empresas.

O mais recente ataque pessoal é contra o casal Otávio Cabral, um dos editores da Veja, e Vera Magalhães, editora da coluna Painel, da Folha. 

A confraria de "blogueiros amigos" faz ataques nominais levianos aos jornalistas no Facebook da entidade e nos espaços virtuais de cada um de seus integrantes. Uma campanha sórdida.

Ao oferecer dinheiro público ao pomposo "Centro de Estudos", inclusive com dispensa de licitação, será que a Prefeitura de São Paulo endossa a atuação política orquestrada destes "blogueiros amigos"? Parece que sim, visto que o próprio Haddad esteve presente durante o stand-up eleitoral de Lula no fim-de-semana.

Gostaríamos muito de saber o que pensam sobre o caso a Câmara Municipal de São Paulo, o Sindicato dos Jornalistas, o Tribunal de Contas do Município e o Ministério Público. Particularmente, lamentamos tudo isso e consideramos mais um abuso vexatório protagonizado pelo PT.

Leia mais: