segunda-feira, 12 de maio de 2014

O nocivo "esquerdismo-psirico" do PT e do MTST

Tratamos com óbvia ironia ao rotular de "esquerdismo-psirico", mas o assunto é sério. O Brasil do petismo segue na contramão do bom senso.

Quando relatamos aqui que Dilma inova e adota o método "lepo lepo" de governo ou ainda que foi encontrado o DNA petista nas ocupações em São Paulo, estamos constatando o mesmo fenômeno social e político: uma capa ideológica para uma cartilha envelhecida, atrasada, ineficaz e por vezes criminosa.

Em artigo na Folha de S. Paulo deste domingo, três líderes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto tentam explicar O que quer o MTST?

Entre algumas frases-feitas, outras de efeito e um pensamento defeituoso - que busca justificar as ilegalidades que cometem por uma "causa justa" - repetem o argumento falacioso que pode ser usado tanto por Robin Hood quanto por Osama Bin Laden. Além de parecer excessivamente maquiavélica a tese de que "os fins justificam os meios".

O MTST prega o "poder popular". É isso que entoam em gritos de guerra e palavras de ordem, enquanto realizam seus protestos (como a invasão da sede de empreiteiras na zona sul de São Paulo) e ocupações (seja de terrenos em áreas de mananciais ou quebrando janelas da Câmara Municipal).

Mas qual o conceito destes manifestantes? "A história dos povos ensina que as transformações são resultado de movimentos populares de massa, que enfrentam as relações de poder constituídas".

Ou, tentando traduzir para a política eleitoral: "Se temos diferenças com o governo Dilma Rousseff (PT), somos também categóricos em dizer que Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) não nos representam. Representam, ao contrário, o atraso neoliberal".

Ou seja, a velha ladainha contra o "neoliberalismo", as "elites", a "direita" e blablablá - discurso que já deveria ter caído em desuso e causar vergonha alheia desde que Lula protagonizou o beija-mão nos jardins da mansão de Maluf, convidou Delfim Netto para ser seu conselheiro econômico ou se aliou a Sarney, Collor, Renan, Jader, banqueiros, empreiteiros, especuladores, mensaleiros e todo o rol de partidos fisiológicos e conservadores para governar.

Enquanto isso, o PT se aproveita desse esquerdismo do avesso - reunindo o pior da experiência cubana, venezuelana, boliviana etc. - e segue treinando suas milícias nas redes e nas ruas e cooptando a mídia sensível a patrocínios estatais para atacar as instituições democráticas e os princípios republicanos.

Está valendo até ameaçar de morte o ministro Joaquim Barbosa... Onde vamos parar?

Leia também:

O que está por trás das ocupações em São Paulo?

São Paulo: legitimar o caos ou proteger a vida?

Teatro de faz-de-conta do PT está próximo do fim

Irresponsabilidade de Haddad gera tumulto na Câmara

Haddad e as bandeiras desbotadas e emboloradas