sexta-feira, 7 de março de 2014

Artigo na Folha: "São Paulo em movimento"

(Publicado em Tendências/Debates da Folha de S. Paulo na internet)

Marcado pelo espírito suprapartidário e pelo resgate do "sonho roubado", nasce em São Paulo um movimento das forças vivas da sociedade, tanto através de lideranças organizadas quanto da participação espontânea de cidadãos, para discutir os novos rumos que desejamos para o Brasil.

É um reencontro de ícones de lutas históricas, sensíveis às atuais manifestações e demandas populares, que buscam juntos praticar uma "nova política" por uma sociedade sustentável (no aspecto econômico, social e ambiental) e na defesa da ética, das instituições democráticas e dos princípios republicanos.

Com o aval de suas direções, representantes do PSB, da Rede e do PPS amplificam a aliança nacional em torno de Eduardo Campos e Marina Silva com uma grande novidade: aderiu a esta "construção programática" o Partido Verde, que apresenta as pré-candidaturas do médico e ambientalista Eduardo Jorge à Presidência da República e do vereador Gilberto Natalini ao Governo do Estado.

Representantes de outras legendas e fenômenos sociais como os “rolezinhos” e o Passe Livre também se integram ao movimento. O mesmo convite está formulado ao PSOL, com seus pré-candidatos à Presidência, Randolfe Rodrigues, e ao Governo do Estado, Vladimir Safatle, e a todos que pretendam debater diretrizes para inaugurar a era "pós-PT".

O diferencial deste bloco suprapartidário é ir além do interesse eleitoral e da polarização tradicional da política. Acima de nomes e siglas, que preservam sua autonomia e individualidade, estão princípios que nos unem.

Se a imprensa busca um rótulo, talvez seja a "esquerda democrática" se insurgindo contra o atual governo e a oposição tradicional, pois ambos não nos representam nesta cômoda e vexatória simbiose política das últimas duas décadas.

Da musa dos "rolezinhos", a menina Yasmin Oliveira, com apenas 15 anos, mais de 120 mil seguidores nas redes sociais e moradora da favela do Paraisópolis, à deputada federal e ex-prefeita Luiza Erundina, passando pelos juristas Miguel Reale Júnior e Antonio Claudio Mariz de Oliveira, o movimento vem crescendo e se consolidando.

É importante citar essa diversidade. Pelo PSB, além de Erundina, participam o deputado federal e presidente estadual do partido, Marcio França, o vereador Eliseu Gabriel, a professora Muna Zeyn, o advogado Pedro Dallari e o deputado federal Walter Feldman, ex-PSDB e fundador da Rede Sustentabilidade. Pela Rede, dirigentes como Célio Turino, Bazileu Margarido, Marcela de Moraes, Mara Prado e João Paulo Capobianco. Pelo PPS, o vereador Ricardo Young, os ex-vereadores Claudio Fonseca e Soninha Francine e o presidente paulistano Carlos Fernandes. Pelo PV, Arnaldo Juste, Gilberto Natalini e Eduardo Jorge. Entre outros.

O próximo ato será em 20 de março, no Sindicato dos Engenheiros, com dois temas: "Crise Econômica", apresentado pelo professor Eduardo Gianetti da Fonseca; e "Caos Urbano", pelo engenheiro Lúcio Gregori, ex-secretário de Serviços e Obras e de Transportes na gestão da prefeita Luiza Erundina (1989-1992) e idealizador do projeto "Tarifa Zero".

É #SãoPauloEmMovimento para fazer valer a nossa voz, nas redes, nas ruas e nas urnas.

Maurício Rudner Huertas, 42, jornalista, é secretário de Comunicação do PPS, líder Raps (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade) e um dos organizadores do #SãoPauloEmMovimento

Leia também:

Como estimular a participação do jovem na política?

#SãoPauloEmMovimento terá ato em 20 de março