sábado, 22 de março de 2014

A saúde e a doença do PT e o seu governo terminal

Parece emblemático que o novo ministro da Saúde, Arthur Chioro, que acaba de substituir Alexandre Padilha, o ex que usou e abusou da máquina como anabolizante eleitoral, esteja se metendo em seguidas lambanças, em tão pouco tempo.

Primeiro, viajou em pleno Carnaval, num jatinho da FAB, para quatro capitais ao lado da esposa. Flagrado no ato imoral (no mínimo), pago com dinheiro público, saiu-se com a pior e mais deslavada cara-de-pau: avisou que não vai devolver o dinheiro da viagem da mulher porque a companhia dela teve como objetivo "evitar situações constrangedoras".

Oi? O senhor poderia ser mais claro na justificativa, ministro, por gentileza?

"Sou casado há 26 anos e sei como é o ambiente do Carnaval", esclareceu (?) o ministro Arthur Chioro. Ele ainda classificou a viagem, ao longo de quatro dias de Carnaval, como "absurdamente estafante".

Espera lá. Vamos ver se entendemos realmente a sua explicação... Ele levou a mulher para "evitar situações constrangedoras" e porque sabe "como é o ambiente de Carnaval"? Então, trocando em miúdos, nós pagamos a viagem para segurar o casamento do ministro e evitar "deslizes" ou uma "pulada de cerca", foi isso?

Assim, durante a folia, o ministro carnavalesco viajou ao lado da esposa para São Paulo, Recife, Salvador e Rio. O argumento oficial: "reforçar ações de prevenção de DST-Aids, inaugurar serviços e conceder entrevistas". Segundo Chioro, o espaço obtido na mídia com informações úteis para prevenção, se pagos, custariam aos cofres públicos o equivalente a R$ 6 milhões.

"Dormimos pouquíssimo", contou, talvez para reforçar seus inequívocos e originalíssimos argumentos. Ah! Tá! (Pensando bem, até dá para imaginar que nisso ele foi sincero...)

O ministro informou também que não vai pagar uma outra viagem anterior, realizada para assumir o cargo de professor da Universidade Federal de São Paulo. Chioro usou igualmente um avião da Força Aérea Brasileira. "Não fiz nenhum malfeito", disse. Para tomar posse no cargo de professor, o ministro pediu exoneração por 24  horas. Ele informou que a viagem foi feita no dia anterior à posse, antes de pedir exoneração e, portanto, ainda na condição de ministro. "Fiz tudo dentro do rigor da lei".

Se não bastasse o samba-enredo (à Stanislaw Ponte Preta) protagonizado durante o Carnaval, o novo ministro da Saúde acabou de rasgar a fantasia ao ter o seu carro oficial fotografado ocupando uma vaga reservada para pessoas com deficiência, na Câmara dos Deputados.

Sobre esse assunto, leia o diálogo surreal, via twitter, travado entre o @23pps e :

Flagrante desrespeito Arthur Chioro fotografado em vaga reservada p/PcD na Câmara


O motorista já foi advertido pelo . Ressaltamos que o ministro Arthur Chioro não estava no carro.


Entendi, E a culpa tbm é do piloto pelo jato da FAB usado no Carnaval por Chioro e pela esposa, é isso? Vergonha é pouco 


, os voos do ministro Arthur Chioro estão de acordo c/ decreto presidencial 4.244/2002 e são tornados públicos no site do .

Poderia nos informar se o decreto autoriza o Ministro a viajar com a esposa para o Carnaval, prezada e atenta assessoria do do PT?

O , que parecia tão solícito e prestativo, parou de responder quando questionamos se o decreto mencionado autorizava a esposa junto.

Ex-secretário da Saúde de São Bernardo, na gestão do prefeito Luiz Marinho (PT), o ministro Arthur Chioro já teria protagonizado, de acordo com o Diário do Grande ABC, uma série de escândalos no segundo semestre do ano passado. 

O jornal mostrou que a empresa do ministro prestava serviços para diversas prefeituras, muitas delas administradas por colegas petistas. As contratações, no entanto, conflitavam com a LOM (Lei Orgânica do Município), que em seus artigos 28 e 84 proíbe secretários municipais de serem proprietários de empresas com contratos vigentes com poderes públicos.

A Consaúde Consultoria, Auditoria e Planejamento Ltda. tinha acordo firmado com a administração municipal de Botucatu no último ano de governo do petista Antônio Mário de Paula Ferreira Ielo e no primeiro ano de mandato do também petista Maurício Morozimato à frente da gestão em Ubatuba. O caso está sob apuração do Ministério Público estadual.

O ministro Chioro também foi servidor do Ministério da Saúde na gestão Lula e, em 2005, foi intimado a devolver R$ 420 recebidos irregularmente da União por ressarcimento de aluguel em Brasília.

Ou seja, em fase terminal, esse governo se perde em trapalhadas vexatórias e já não consegue distinguir o que é legal ou moral, nem como lidar com a "coisa pública" e separá-la da vida privada, respeitar a cidadania ou prestar contas de atos e comportamentos das autoridades.

É para rir ou chorar? Com a palavra as viúvas carpideiras do PT...