quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Carlos Fernandes: "A cidade poluída de Haddad"

Que o ar de São Paulo é irrespirável, todos sabemos e sentimos diariamente. Porém, que os problemas causados pela poluição atmosférica da cidade sejam agravados ainda mais pela inoperância, incapacidade e irresponsabilidade do prefeito Fernando Haddad, é um absurdo intolerável para qualquer cidadão. Um verdadeiro crime!

O descaso da gestão petista com o serviço de inspeção veicular se arrasta sem solução há um ano. A Prefeitura cancelou o contrato do município com a Controlar, empresa que monopolizava a fiscalização sobre o nível da poluição emitida pelos automóveis em São Paulo, e não apresentou nenhuma alternativa (nem melhor, nem pior) ao vazio provocado.

Até hoje, o serviço só não havia sido integralmente suspenso por força de uma liminar obtida pela própria empresa. Veja que ironia: graças ao interesse econômico da Controlar, a cidade de São Paulo acabou indiretamente preservando um benefício absolutamente necessário para manter algum controle sobre a emissão de gases poluentes. Porque, se dependesse de alguma iniciativa da gestão Haddad para preservar a saúde da população e a qualidade de vida na metrópole, estaríamos abandonados ao acaso.

É um direito do prefeito querer acabar com a inspeção veicular, se assim desejar a sua administração, ainda que tal medida fosse contrariar a lei federal, a lógica e o bom senso, e seguir no sentido oposto ao de todas as cidades mais desenvolvidas do planeta. Mas nem isso Haddad deixa claro: se é contra ou a favor da inspeção veicular. Ele é simplesmente omisso.

Usou como argumento que a sua gestão iria melhorar e ampliar o serviço, distribuindo-o entre pelo menos quatro regiões, com empresas diversas, mas há um ano no cargo foi incapaz de definir o modelo de licitação, as novas regras da inspeção e as orientações básicas para tirar do limbo o motorista paulistano, que não sabe nem sequer como fazer para licenciar o seu veículo, qual será a taxa a ser paga e a sua periodicidade.

Quer dizer, diante de tamanha desinformação e desinteresse, talvez só caiba um conselho a Fernando Haddad: comece a trabalhar, senhor prefeito! Está na hora de assumir as responsabilidades do cargo e olhar para a cidade com a incumbência que a maioria do eleitorado lhe confiou no voto. Nem cobramos qualidades que lhe faltam. Apenas pedimos que honre o seu papel de gestor público - e que estes quatro anos passem rápido, para o bem de São Paulo, que não merece os desatinos (e o ar pesado) do PT. 

Carlos Fernandes é presidente municipal do PPS de São Paulo e foi subprefeito da Lapa (2010/2011)

Leia mais:

Trator de Haddad acaba com inspeção veicular anual

Veja 3 contradições na inspeção veicular de Haddad

Artigo de Ricardo Young sobre a inspeção veicular

Bancada do PPS vota contra projeto do Executivo


PPS apresenta substitutivo à inspeção de Haddad