sexta-feira, 17 de maio de 2013

PT odeia classe média, mas ama elite

Rendeu muita polêmica a declaração da filósofa petista Marilena Chauí sobre o ÓDIO que ela (e o PT, de modo geral) tem da "classe média".

Isso é emblemático no momento em que o chamado "governo de coalizão", ou de cooPTação, ensaia investidas perigosas contra instituições democráticas, tenta monopolizar os Três Poderes, prega o "controle social da mídia" (nova roupagem para a velha censura) e faz de tudo para desmobilizar os partidos de oposição.

Reveja aqui o que pensa Marilena Chauí (ela pensa, mesmo? Meu Deus!)"Eu ODEIO a classe média!"

Mas, enfim, o que é a "classe média"? Não era o próprio Lula que vivia se vangloriando pelo fato de o governo do PT ter "acabado com a miséria" e aumentado extraordinariamente a classe média? Pois, então.

Blog do PPS já publicou uma série de textos sobre o uso político da "classe média": de Lula e Dilma a FHC, passando por Kassab e Claudio Lembo, até uma proposta de "refundação" do próprio PPS como "o partido da juventude e da classe média".

A verdade é que todo mundo corre atrás dessa parcela da sociedade que os intelectualóides do PT fingem agora desprezar.

O twitter @md33sp chegou a ironizar:

Perguntar não ofende, mas os "intelectuais" do PT se resumem hoje a Marilena Chauí, Emir Sader, Zé de Abreu e Paulo Henrique Amorim? ;-)

Falando sério: o que está acontecendo com Dilma, Lula e a base governista? Inferno astral? Deu bobeira geral? Ou começou a cair a máscara?

Na verdade, o PT adotou, no governo, o comportamento típico da elite que dizia combater quando foi forjado na oposição.

Pior: aliou-se aos grupos mais conservadores e reacionários para poder governar e se manter no poder, empurrando para a oposição e tentando desqualificar quem tem uma visão diferente da sua e se preocupa com "bobagens" como as instituições democráticas e os princípios republicanos.

Leia mais sobre a "classe média" e a política:   

Todos os partidos querem falar para a classe média

Prossegue a disputa pela "nova classe média"

PPS: um partido para a juventude e para a classe média

FHC também repete discurso da "classe média"

O que é o que é? Não é centro, nem esquerda, nem direita