quinta-feira, 21 de março de 2013

Trator de Haddad acaba com inspeção veicular anual

Na base da truculência, a bancada governista aprovou o fim da inspeção veicular anual na cidade de São Paulo. O trator poluidor do PT atropelou todo o processo de discussão salutar que vinha sendo reivindicado pela sociedade.

Os dois vereadores do PPS, Ari Friedenbach e Ricardo Young, protestaram contra esta ação abusiva e antidemocrática e votaram contra o projeto do prefeito Fernando Haddad.

Por orientação do Executivo, foi votado um projeto substitutivo, enviado de última hora pelo prefeito, num método vexatório de aprovação às cegas: ninguém teve conhecimento prévio do que seria votado, nem mesmo os parlamentares do PT, como admitiu o vereador Paulo Fiorillo.

Resultado: por 35 votos a 15, foi aprovado o PL 24/2013, que muda a periodicidade com que os motoristas devem realizar a inspeção. Automóveis novos só deverão fazer o controle após o terceiro ano de uso. Os automóveis que têm entre três e nove anos de uso deverão fazer a inspeção a cada dois anos. Somente carros com mais de nove anos serão obrigados a passar anualmente pelo teste antipoluição.

Outro ponto polêmico da nova lei é o fim da taxa de R$ 47,44. Para cumprir promessa eleitoral do então candidato Fernando Haddad (o fim da taxa de inspeção) sem onerar demais os cofres públicos, a Prefeitura aprova esse engodo: não acaba com a taxa, mas com a própria inspeção anual.

“Uma coisa é certa: quem paga a conta é a população, seja espremida no transporte público de péssima qualidade ou sofrendo com problemas respiratórios nas filas dos hospitais", diz Sérgio Leitão, diretor de políticas públicas do Greenpeace Brasil.

Segundo diversas entidades e vereadores de oposição, porém, as mudanças aprovadas contrariam a lei federal, que obriga que a inspeção seja realizada anualmente, além de estabelecer o princípio do "poluidor-pagador", e deverão receber questionamentos na Justiça.

O twitter @23pps comentou alguns acontecimentos do dia na Câmara:

Líder do governo encaminha votação de projeto que admite que ninguém leu! Como assim? o "novo"

Se for submetido à inspeção veicular, trator governista será barrado por poluir ambiente político da cidade! PT, quem te viu e quem te vê!

Junto com bloco independente, PPS apresenta substitutivo à inspeção veicular de Haddad 

Enquanto na critica , no Congresso trabalha para dar cargos ao PSD, Dilma entrega ministério e infla candidato

PT no Governo é isso: Câmara decide aumentar cota dos deputados e cria novos cargos para atender

Ex-ministro da tapioca, mostra que não entende de Esporte, não entende de Copa e agora não entende de inspeção veicular :-)

Líder : carros não poluem porque trabalhador brasileiro "monta direitinho", "melhor que europeu". "Visitei fábricas americanas"

Incrível! PT esconde o substitutivo que será votado! Vereador afirma que texto final não está concluído! Como?

Demagogia do PT: cobra de que aprove inspeção veicular no Estado, mas governo federal e prefeituras petistas agem contra!

O tal "cinturão vermelho" do PT, municípios do ABC e Grande SP administrados pelo PT, é um "cinturão cinza", poluído, sem inspeção veicular!

Na tribuna, vereador desmascara ação do PT: enquanto alegam que inspeção deve ser estendida no Estado, não adotam onde governam

Veja aqui três contradições na inspeção veicular de Haddad. Isenção? Reembolso? Fim do monopólio? Burocracia e hipocrisia

Prefeito Haddad prometeu isentar taxa de inspeção veicular; porém, da promessa de candidato à realidade do Executivo viu que deu tiro no pé!

Substitutivo de ACABA com inspeção veicular. Ato falho do líder do governo apontou intenção não-declarada.

Neste momento critica atitude "quase desesperada" da base governista p/ cumprir promessa eleitoral da inspeção

Vereador acusa de IRRESPONSÁVEL e PT de querer inaugurar PROPINODUTO na cidade. Reação ao trator governista!