segunda-feira, 25 de março de 2013

PPS atuante na Rede de Ação pela Sustentabilidade

A Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) apresentou nesta sexta-feira, 22 de março, seus 42 "líderes" selecionados para participarem de uma série de atividades de formação e aperfeiçoamento programadas para este ano, entre políticos dos mais variados partidos, todos comprometidos com a ética, a transparência e a sustentabilidade.

O PPS teve três representantes selecionados: o vereador Ricardo Young, o secretário de Comunicação do PPS/SP, Maurício Huertas, e um jovem dirigente do PPS/CE, Paulo Sombra.

Há representantes de outros partidos, como Paulo Búfalo (presidente estadual do PSOL), Marcos Papa (vereador de Ribeirão Preto pelo PV) e Rogério Menezes (secretário do Meio Ambiente de Campinas), entre outros militantes políticos e ativistas sociais como Mafoane Odara (coordenadora da organização Ashoka Brasil) e Pedro Henrique de Cristo (do Movimento Cidade Unida, que atua nas favelas do Rio).

O PPS também está representado entre os 111 "empreendedores cívicos" selecionados: o jornalista César Hernandes, o advogado Ronaldo Sagres (ambos assessores da Liderança do PPS na Câmara de São Paulo) e o gestor ambiental Leandro Souza.

A RAPS, que tem entre seus diretores os empresários Oded Grajew, Guilherme Leal e Neca Setúbal, e parceiros como a Rede Nossa São Paulo e o Instituto Ethos, é uma entidade civil, sem fins lucrativos, de natureza apartidária, com pluralidade ideológica, cuja missão é contribuir para o aperfeiçoamento da democracia e do processo político brasileiro por meio, principalmente, da identificação e apoio a atuais e novas lideranças políticas comprometidas com princípios e valores republicanos compartilhados para a construção de uma sociedade mais justa, solidária, democrática e sustentável.

O presidente do Conselho Diretor da RAPS, Guilherme Leal, fez a palestra de abertura falando de utopias e esperança de um Brasil mais justo, democrático e sustentável. Ele destacou a necessidade da formação de lideranças políticas comprometidas com estes valores e salientou que os projetos propostos pela RAPS representam uma importante contribuição que a instituição dará à sociedade. “A RAPS é um instrumento para que essa utopia de transformar o mundo numa sociedade mais justa, próspera, inclusiva e sustentável possa ser alcançada. A RAPS representa a utopia possível”.

Dono da empresa Natura, Guilherme Leal falou também sobre sua trajetória pessoal e profissional, destacando suas experiências como empresário comprometido com ações de responsabilidade socioambiental e como candidato a vice-presidente em 2010, na chapa da ex-senadora Marina Silva.

O diretor executivo da RAPS, Marcos Vinícius de Campos, explicou as razões que motivaram a criação da instituição. “A ideia ganhou corpo a partir do empenho de pessoas que se colocaram na tarefa de pensar na possibilidade de empreender na política como forma de contribuir para a construção de um projeto que olhasse para a realidade do país a fim de torná-lo mais justo, ético e comprometido com a sustentabilidade.”

O Seminário de Apresentação e Integração da RAPS contou também com as palestras do cientista político Claudio Couto, da Fundação Getúlio Vargas; do professor José Eli da Veiga, da USP; e de Oded Grejew, coordenador geral da Rede Nossa São Paulo e membro do Conselho Diretor da RAPS.