terça-feira, 9 de outubro de 2012

PPS apóia Serra no 2º turno contra Haddad em SP

O PPS anuncia nesta quarta-feira, 10 de outubro, às 16h, no Edifício Joelma, o apoio no 2º turno à candidatura do tucano José Serra à Prefeitura de São Paulo, contra o petista Fernando Haddad. Pesou na decisão dos dirigentes do partido a participação nas gestões bem sucedidas de Serra na prefeitura (2005-2006) e no governo do Estado (2007-2010), que terá continuidade na futura administração municipal.

O PPS propôs, no 1º turno, uma alternativa à polarização PT x PSDB, com a candidatura de Soninha Francine. Somadas, as quatro principais candidaturas alheias a essa polarização (Russomanno, Chalita, Soninha e Giannazi) tiveram mais votos do que Serra e Haddad individualmente.

Ainda que esse voto na "terceira via" tenha sido diluído em diferentes candidaturas, ficou comprovado o desgaste da polarização e a saturação do eleitor.

Para o 2º turno, restavam ao PPS as opções de ficar imparcial na disputa ou apoiar, entre os dois finalistas, aquele que entendemos ser mais preparado para assumir a Prefeitura de São Paulo e gerir R$ 42 bilhões anuais de Orçamento.

Houve consenso de que apoiar Haddad estava descartado, por todo o contexto do PT envolvido com o mensalão, a constrangedora foto nos jardins da mansão de Maluf e outros episódios nebulosos, como a deplorável vinculação do apoio de Marta Suplicy à sua nomeação para o Ministério da Cultura.

O PPS paulistano elegeu dois vereadores: Ricardo Young e Ari Friedenbach. Além de ambos e da Comissão Executiva, também foram consultados pelo presidente municipal Carlos Fernandes, sobre a posição do partido no 2º turno, a ex-candidata Soninha Francine e o atual líder do PPS na Câmara, vereador Claudio Fonseca, entre outros dirigentes, militantes e candidatos que concorreram nesta eleição.

Definido o apoio do PPS a Serra no 2º turno, ficou claro que a bancada eleita do partido atuará com independência perante o próximo prefeito e sobretudo no Legislativo exercerá um papel crítico, propositivo e fiscalizador, respeitando a sua autonomia.

"Nosso apoio ao futuro prefeito, seja quem for, será um apoio crítico, priorizando a agenda da sustentabilidade e da Plataforma das Cidades Sustentáveis", declara o vereador eleito Ricardo Young. "Não existe alinhamento automático."

O outro vereador eleito do PPS, Ari Friedenbach, também acredita que a partir da sua atuação combativa na Câmara possa "trazer ao debate da sociedade propostas para a construção de uma vida digna, com oportunidades e segurança para todos", afirma. "Acredito que ações locais possam auxiliar no combate à violência."

Leia também:

PPS elege dois: Ricardo Young e Ari Friedenbach

A estranha ética do PT e de Fernando Haddad

Em números: a saturada polarização PT x PSDB

Soninha "congela" Haddad ao citar Lula e Mensalão