sábado, 11 de agosto de 2012

A imprensa é cega, burra ou mal intencionada?

Conte comigo: 1, 2, 4, 5... Triste papel do velho "Estadão"

"No primeiro mês da disputa pela Prefeitura de São Paulo, os quatro candidatos mais bem colocados nas pesquisas(...)". Começa assim a matéria deste sábado do jornal O Estado de S. Paulo sobre a campanha paulistana. Relata a "chuva de promessas" de Serra, Russomanno, Haddad e Chalita.

Mas espera lá!!! É MENTIRA!!! Como assim "os quatro candidatos mais bem colocados nas pesquisas"??? Que pesquisas???

Tanto o Ibope quanto o Datafolha apontam Soninha em 3º lugar, em todas as sondagens realizadas até o momento.

Diga-se de passagem, a pesquisa do Ibope foi contratada oficialmente pelo próprio Estadão e aponta a candidata do PPS isolada na terceira colocação, com 7%, portanto à frente de Haddad (6%) e Chalita (5%).

Como então pode se falar em "quatro candidatos mais bem colocados nas pesquisas" e omitir Soninha? Mesma omissão inexplicável e vergonhosa que ocorreu na cobertura, pelo jornal, do primeiro debate desta eleição, realizado na Band: o leitor do Estadão não foi nem sequer informado da participação de Soninha.

Sabe-se lá por qual motivação política ou editorial, o Estadão resolveu simplesmente ignorar em suas páginas a 3ª colocada em intenções de voto para a Prefeitura, mantendo a cobertura diária do 1º, do 2º, do 4º e do 5º colocados na sua própria pesquisa. Tem explicação? É um caso de miopia jornalística, burrice ou é mesmo pura sacanagem?

Leia também:

Os quatro principais candidatos... Oi? Quem disse?