segunda-feira, 9 de julho de 2012

Transporte inteligente para uma cidade justa e feliz


Assista a íntegra da participação de Soninha Francine, candidata do PPS à Prefeitura de São Paulo, no ciclo de palestras "A engenharia e a cidade", no Sindicato dos Engenheiros. Destacando como um dos eixos estruturais em seu programa de governo a questão da mobilidade urbana, Soninha foi a primeira a apresentar suas propostas à categoria na terça-feira, 3 de julho.

A ex-vereadora afirmou, na oportunidade, o caráter decisivo da mobilidade para uma cidade “mais justa, sustentável, agradável, feliz”. E destacou: “Não temos adotado um modelo muito inteligente. O certo é investir em transporte coletivo, que deve ser prioridade.”

Lembrando ser atribuição da Prefeitura cuidar do sistema de ônibus, apontou que a troncalização e melhor operação dos corredores exclusivos estão entre suas metas. Isso resultará, segundo ela, em fluidez, regularidade e previsibilidade adequadas. “Só com isso o transporte coletivo já vai melhorar muito, sem grandes obras.”

A candidata salientou ainda estar entre seus planos aprimorar os serviços, com mais conforto e informação aos usuários, inclusive nos pontos de ônibus. “Hoje tem tecnologias para isso. Aplicativos não faltam para resolver os problemas.”

Também na área de mobilidade, Soninha pontuou o papel das bicicletas, com o planejamento de sistema cicloviário integrado aos demais modos de transporte (inclusive com o uso de bicicletas compartilhadas).

As dificuldades para os pedestres ao atravessarem grandes avenidas e marginais, por exemplo, também foram preocupação levantada por ela. E, associada à melhoria do transporte coletivo, a já conhecida solução de aproximar o emprego da moradia e vice-versa. “Da zona leste para o centro vem e volta um Uruguai por dia. É preciso ter uma cidade inteligente, mista e compacta.”

Questionada pela plateia, Soninha comentou também sobre outras questões, como segurança pública, saúde e educação. A todas, destacou a importância de que se tenham ações planejadas e sistema de informação que garanta transparência, participação e controle social.

Leia também:

Soninha: Entrevistas, debates, palestras, sabatinas