quarta-feira, 25 de julho de 2012

Em 2008 foi Maluf; em 2012 é Haddad... com Maluf!

(imagem que circula pela internet, não foi criação nossa)

O Jornal da Tarde de hoje destaca a "polarização" de Soninha Francine (PPS) com o candidato Fernando Haddad (PT), devido ao empate nos três últimos resultados consecutivos apurados pelo Datafolha, o que é um fracasso retumbante para a campanha petista, que tem o empenho da máquina do governo federal, cobertura desproporcional da imprensa e o apoio pessoal de Lula e Dilma.


Em 2008, a "polarização" ocorreu com Paulo Maluf (PP), na sua última disputa ao Executivo paulistano. Na semana final da campanha, começou um movimento espontâneo nas redes sociais que estimulava o eleitor a fazer Soninha ter mais votos que Maluf.

O embate decisivo seria no debate da Globo, que acabou cancelado por pressão da candidata do PT, Marta Suplicy, que liderava as pesquisas (e acabaria derrotada por Kassab no segundo turno).

O resultado acabou favorecendo Maluf: 376.734 (5,91% dos votos) contra 266.978 (4,19%) de Soninha.


A ironia é que hoje Haddad e Maluf, petistas e malufistas, estarão no mesmo palanque. Fato que nem Luiza Erundina, que desistiu de ser candidata a vice nesta chapa, nem Marta Suplicy, que se recusa a fazer campanha, engolem. Parece que só mesmo os petistas mais pragmáticos e a imprensa submissa aderiram à criatura de Lula, o Menino Malufinho Fernando Haddad.

Leia também:

Folha publica reclamação do PPS sobre cobertura

Soninha segue em 3º na corrida à Prefeitura de SP