quinta-feira, 14 de junho de 2012

Por que consideramos Haddad e o PT tão nocivos?

O fato novo do dia: anunciam que Luiza Erundina, deputada federal do PSB e ex-prefeita de São Paulo pelo PT será, aos 77 anos de idade, candidata a vice na chapa de Fernando Haddad. Uma modesta e sincera opinião: nossa amiga e companheira (o PPS inclusive lançou Erundina prefeita em 2000) merecia final de carreira melhor, mais digno e em companhia mais qualificada.

Muita gente questiona por que o PPS critica tanto o PT. Vamos explicar didaticamente: Se não bastasse esse partido - do qual já fomos aliados em sucessivas eleições, inclusive na eleição de Lula presidente e Marta Suplicy prefeita de São Paulo - ter traído seu discurso histórico, adotou o modus operandi dos governos que denunciava quando estava na oposição e se aliou a quem antes combatia (Collor, Sarney, Maluf & Cia.).

Ou seja, o PPS é crítico às contradições do PT, às ações (e omissões) que jogam esse partido que se pretendia tão diferenciado no rol das legendas medíocres, reforçando a descrença da população na política e nos políticos.

Um exemplo vergonhoso: "Nonna! A disputa entre Luiz Marinho (PT) e Alex Manente (PPS) pela Prefeitura de São Bernardo foi parar no cartório. O petista divulgou ter conseguido o apoio da avó paterna do rival. Manente publicou na internet certidão com os nomes de seus ancestrais mostrando que a apoiadora do prefeito era falsa." (Nota publicada no Painel da Folha de S. Paulo, sexta-feira, 8 de junho de 2012). Leia mais.

A mesma ação orquestrada de mentiras e ataques pessoais atingiu a pré-candidata do PPS à Prefeitura de São Paulo, a ex-vereadora Soninha Francine (foi eleita pelo PT em 2004 e se transferiu para o PPS em 2007). O patrulhamento se dá nas redes sociais, com uma gangue distorcendo deliberadamente opiniões de Soninha, como nos episódios do Pinheirinho e do metrô 1, 2, 3 (entenda o que aconteceu).

Outros exemplos recentes da polêmica PT x PPS:

#RatoNoRatinho é top do twitter com Lula e Haddad

Twitter @23pps comenta #BrasilCarinhoso de Dilma

"De mãos dadas": Dilma, Lula, Marta, Kassab...

PPS é contra ceder área pública para Instituto Lula

Ulalá! Dilma justifica união com Collor e Sarney!

Será que não há motivos para as duras críticas ao PT?

Há na internet uma patrulha organizada, uma espécie de torcida uniformizada do PT, treinada e patrocinada pela direção daquele partido para aniquilar qualquer "inimigo". E os inimigos, explique-se, são todos aqueles que ponderam, criticam, questionam ou pensam de forma minimamente distinta da cartilha do comando petista nas redes sociais.

Os alvos preferidos, como não poderia deixar de ser, são os partidos de oposição: PPS, PSOL, DEM e PSDB sofrem a "PTrollagem" diária. Soninha Francine, Roberto Freire, Raul Jungmann, José Serra, Jean Wyllys, Chico Alencar, Randolfe Rodrigues... alguns ainda tentam responder, argumentar, outros simplesmente ignoram.

Os hooligans virtuais são tão cegos e submissos às ordens da cúpula partidária que passaram a defender antigos inimigos como Collor, Sarney, Maluf, Jáder, Renan, Temer e a atacar irracionalmente os próprios petistas: Marta Suplicy em São Paulo, João da Costa no Recife, Vladimir Palmeira no Rio, Raul Pont em Porto Alegre, entre outros.

Tudo para justificar a mão-de-ferro da direção do PT, que ignora prévias, despreza a vontade de seus filiados e atropela militantes tradicionais em nome do pragmatismo e da manutenção do poder a qualquer custo, mesmo que para isso seja necessário destruir a biografia de aliados e rasgar a sua própria história.

O cadidato emPACado

A candidatura do ex-ministro Fernando Haddad à Prefeitura de São Paulo é emblemática deste "novo PT". Custou o sacrifício da "companheira" Marta Suplicy para satisfazer um capricho de Lula.

Aquela que era a "melhor prefeita que São Paulo já teve", na propaganda à releeição em 2004 (derrotada por José Serra) e na tentativa de retornar ao cargo em 2008 (vencida por Kassab), foi simplesmente descartada na corrida de 2012, justamente quando aparecia liderando todas as pesquisas de intenção de voto.

Os argumentos da direção petista para atropelar Marta: a necessidade de apresentar o "novo" e a alta rejeição da ex-prefeita. Dupla balela. Primeiro, como diz a própria Marta: "não basta o novo, nós temos de ter programa novo nesta cidade". Segundo: a rejeição é ao PT (e ao modus operandi do partido do mensalão), não a ela.

Em resumo: trocaram a antiga favorita com 30%, experiente, já testada no cargo, por um novato desconhecido que segue empacado nos 3%. Pior: desqualificam Marta, desrespeitam sua trajetória, debocham da sua postura crítica ao dedaço de Lula.

É por isso que o Blog do PPS não vai se calar. Aqui não fazemos política com rancor. Se é verdade que participamos da eleição de Serra e Kassab contra Marta em 2004, também é verdade que o PPS apoiou a candidata do PT em 2000 contra Maluf. Ajudamos a elegê-la.

Mais que isso: nossa candidata à Prefeitura em 2008 e 2012, Soninha Francine, é oriunda do PT. Do bom e velho PT que não existe mais. Que afastou, por exemplo, todas as mulheres que se destacaram no partido. De Bete Mendes e Maria Luiza Fontenele a Marta Suplicy, passando por Luiza Erundina, Heloísa Helena, Marina Silva e a própria Soninha. Quem será a próxima vítima? Dilma, para justificar a volta de Lula em 2014?

E por que Haddad é tão ruim?

Assim, não apenas pelo respeito devido à Marta Suplicy (nossa adversária, mas não inimiga), consideramos Fernando Haddad o pior candidato a prefeito de São Paulo pelo seu histórico como péssimo ministro da Educação, desconhecedor dos problemas da cidade e, portanto, desqualificado para o cargo disputado.

Um ministro que foi incapaz até de executar com lisura e probidade um exame como o ENEM. Que aponta como principal realização o ProUni, uma cachoeira de recursos públicos para faculdades privadas, sem que o governo ao menos se certifique da qualidade dos cursos. Entre outros problemas, que a imprensa publica diariamente.

Leia também:

PT usa tática do "Tiririca" para popularizar Haddad

Soninha supera Haddad e Chalita no Ibope em SP

Os tropeços e as bravatas do pré-candidato Haddad

Cosa Nostra: Começa campanha de Haddad em SP

Haddad e Chalita desApontam na área da Educação

Há vida inteligente entre o 1º e o 7º lugares do Ibope

As pessoas saem do PT ou o PT sai das pessoas?