sexta-feira, 27 de abril de 2012

Esporte, Cultura, Lazer e Qualidade de Vida em SP

Nem a forte e incessante chuva que parou a cidade nesta quinta-feira (26) impediu um auditório lotado das 19h às 21h30 para o encontro "Esporte, Cultura, Lazer e Qualidade de Vida", com palestras do ex-secretário municipal de Esportes Heraldo Correa; do advogado especializado em direito esportivo Ronaldo Sagres; do presidente da Confederação Brasileira de Desportos para Cegos, David Farias Costa, que é também campeão brasileiro e panamericano de "futebol de 5" para cegos; e da pré-candidata do PPS à Prefeitura de São Paulo, Soninha Francine.

Entre os pré-candidatos a vereador do PPS presentes ao encontro também havia vários ligados ao tema, como o ex-atleta Luiz Rosa, que jogou ao lado de Sócrates e Casagrande em 1982, na época da "Democracia Corinthiana"; Mestre Tornado, responsável pela bateria nota 10 da escola de samba Rosas de Ouro; o músico Edison Della Monica; e o vereador Claudio Fonseca, líder do PPS e presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal; entre outros.

O advogado Ronaldo Sagres falou do esporte sob o aspecto da legislação vigente, o papel do poder público e o seu potencial econômico como negócio no mercado ("business").

O ex-secretário municipal Heraldo Correa contou a sua experiência por dois anos (2005/2006) à frente da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação na gestão Serra/Kassab, com todas as dificuldades administrativas, orçamentárias e políticas do cargo.

O ex-atleta e dirigente esportivo David Farias Costa, fundador do Centro de Emancipação Social e Esportiva para Cegos, ele próprio exemplo de superação, deu um depoimento sobre a inclusão possibilitada pelo esporte, para portadores de deficiência e cidadãos de modo geral.

A pré-candidata Soninha Francine falou sobre a importância de estabelecer uma política municipal de esporte alinhada aos eixos da política nacional: esporte social, esporte educacional, esporte de alto rendimento e esporte de recreação e lazer.

"Esporte é antes de tudo um direito social que tem de ser garantido a todos os cidadãos", afirma Soninha. "E o ‘esporte educacional’ deve ser o principal investimento da prefeitura".

Oferecer iniciação esportiva nas escolas e ampliar a integração com os clubes municipais. Melhorar a qualidade e aumentar o número de equipamentos esportivos. Incentivar a prática de atividade física em parques, praças e áreas públicas. Integrar ações de Esporte, Saúde e Educação.

Aumentar a oferta de equipamentos esportivos e culturais na periferia, como clubes, ruas de lazer, praças, bibliotecas, teatros, cineclubes e casas de cultura. Fomentar e garantir o acesso à produção, distribuição e acesso à arte, à cultura e ao lazer. Reconhecer, apoiar e garantir a sobrevivência de manifestações da cultura urbana.


Calendário de encontros temáticos

O PPS reúne semanalmente mais de 100 homens e mulheres pré-candidatos à Câmara Municipal para a formulação do plano de governo de Soninha Francine à Prefeitura de São Paulo.

Todos os encontros têm transmissão online e posteriormente o conteúdo é disponibilizado nos meios de comunicação do partido. Reveja no Canal PPS Sampa as principais apresentações.

Já foram abordados os temas Legislação Eleitoral, Subprefeituras, Mobilidade Urbana e Transporte, Educação, Meio Ambiente e Cidade Sustentável e Emprego, Renda e Desenvolvimento, e Saúde.

Os encontros são realizados sempre às quintas-feiras, a partir das 19h, na Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100 - Bela Vista).

Segue abaixo o calendário com os próximos temas a serem debatidos, com a participação de especialistas e dos pré-candidatos do PPS, tendo como ponto em comum de todos os eventos a sustentabilidade:

10/5 – “Habitação e Plano Diretor” - Coordenação de Ulrich Hoffmann, Paulo Cesar de Oliveira e Claudio Fonseca. Local: Sala A, 1º Subsolo da Câmara Municipal.

17/5 – "Segurança" - Coordenação de Soninha Francine e Ari Friedenbach. Local: Local: Sala A, 1º Subsolo da Câmara Municipal.

24/5 - "Diversidade, direitos e garantias" - Coordenação de Soninha Francine, Lylian Concellos, Pai Guimarães e coordenadores temáticos. Local: Plenarinho da Câmara Municipal, 1º andar.

31/5 - "Orçamento da cidade, democratização e fortalecimento do Poder Local" - Coordenação de Paulo Cesar de Oliveira e Claudio Fonseca. Local: Local: Plenarinho da Câmara Municipal, 1º andar.