segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

PPS define Executiva Nacional e valoriza São Paulo

Em reunião neste fim-de-semana, em Brasília, o Diretório Nacional do PPS tomou uma série de decisões importantes, elegeu a sua Comissão Executiva, aprovou a resolução para as convenções eleitorais de 2012 e, o principal, reconheceu como exemplar a linha política adotada pelo partido em São Paulo.

Foram confirmados os deputados federais Roberto Freire (PPS/SP) na presidência nacional do partido e Rubens Bueno (PPS/PR) na secretaria-geral. Leia mais sobre a Executiva eleita.

Dos 16 membros da Executiva Nacional do PPS, outros cinco (além de Roberto Freire) são de São Paulo: o presidente do PPS paulistano, Carlos Fernandes; a ex-vereadora Soninha Francine; o deputado federal Arnaldo Jardim; a secretária de relações internacionais, Dina Lida Kinoshita; e o sindicalista da UGT (União Geral dos Trabalhadores), Chiquinho Pereira.

O empresário Ricardo Young, membro do Diretório Nacional, pré-candidato a vereador pelo PPS paulistano - após ter disputado o Senado em 2010, pelo PV, e obtido 4 milhões de votos - e expoente do Movimento Nova Política, idealizado por Marina Silva, participou da reunião e foi chamado para compor a mesa dirigente dos trabalhos também como reconhecimento dos novos rumos propostos pelo PPS a partir de São Paulo.

Foi a construção desta "nova política" formulada e conduzida pelo PPS paulistano que confirmou os seis nomes do Estado e da cidade de São Paulo entre os 16 da Executiva Nacional (ou seja, 40% da direção). Principalmente o de Carlos Fernandes, como destacou o presidente estadual do PPS/SP, Davi Zaia, sobre o principal condutor do trabalho que é modelo para o partido em todo o país.

Fichas limpas

Na resolução eleitoral aprovada pelo PPS, a regra mais importante é o veto automático à candidatura de qualquer filiado que tenha contra si condenação criminal ou cometido improbidade administrativa. É a aplicação imediata da Lei da Ficha Limpa, antes mesmo que o STF decida sobre a sua validade.

O PPS também definiu os prazos para a realização das convenções eleitorais. De acordo com o documento, elas serão realizadas no período de 10 a 30 de junho. A convenção eleitoral do PPS paulistano já está agendada para o dia 23 de junho (sábado), a partir das 9h da manhã, na Câmara Municipal de São Paulo.

FAP

Na Fundação Astrojildo Pereira (FAP), vinculada ao PPS, foi reeleito para a presidência o cientista político e sociólogo da UnB, Caetano Araujo. Como diretor-geral foi eleito o ex-deputado e ex-ministro Raul Jungmann (PE). A jornalista e ex-vereadora Soninha Francine também integra a direção executiva da FAP. Leia mais.

Núcleo de Meio Ambiente

A Coordenação Nacional de Sustentabilidade, o antigo Núcleo de Meio Ambiente do PPS, também se reuniu neste fim-de-semana, em Brasília, e deliberou algumas questões:

1) Será realizada, até o início de março, uma reunião ampliada da Executiva Nacional com a bancada federal e representantes do Núcleo de Meio Ambiente para discutir o posicionamento do partido na Rio+20 e na votação (prevista para o dia 6/3) do Código Florestal na Câmara dos Deputados; o deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA) informará sobre a reunião.

2) Está prevista a realização de seminários sobre o Programa das Cidades Sustentáveis para os pré-candidatos a prefeito e vereador do PPS em todo o país. O assunto será levado à primeira reunião da Executiva Nacional pelos dirigentes Arnaldo Jordy (PA) e Luiz Castro (AM). Será disponibilizada por Ricardo Young (SP) uma lista de possíveis palestrantes sobre o tema. Mais informações: Cidades Sustentáveis.

3) O seminário de Sustentabilidade e Meio Ambiente em São Paulo, como parte da formulação do Plano de Governo da pré-candidatura de Soninha Francine à Prefeitura, com a participação de especialistas e de todos os pré-candidatos a vereador do PPS paulistano, já está agendado para o dia 29 de março, a partir das 19h, no "Plenarinho" da Câmara Municipal.