terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Pesquisa Band/Ibope coloca Soninha em 2º lugar

Pesquisa Band/Ibope para a Prefeitura de São Paulo divulgada nesta segunda-feira, 26 de dezembro, mostra que a pré-candidata do PPS, Soninha Francine, teria hoje um potencial de 20% dos votos, pouco atrás de Netinho de Paula (PCdoB) e embolada com Paulinho da Força (PDT) na disputa pelo 2º lugar.

O ex-prefeito e ex-governador José Serra (PSDB), que nega que será candidato, quando tem seu nome incluído, lidera a consulta. Em um dos cenários, Serra aparece à frente com 20% das intenções de voto, contra 14% de Netinho. Em seguida aparece Paulinho (PDT), com 8%; Soninha, com 6%; Gabriel Chalita (PMDB), com 5%; Fernando Haddad (PT), com 4%; e Guilherme Afif Domingos (PSD), com 3%.

Nas demais projeções, em que o PSDB aparece com outros candidatos, Netinho de Paula está à frente, com Paulinho e Soninha empatados tecnicamente em segundo lugar. Este seria, hoje, o cenário mais provável da eleição paulistana: sem José Serra e com Afif candidato pelo PSD.

Porém, tanto o PDT de Paulinho quanto o PCdoB de Netinho são disputados ainda por PT, PSDB e PSD, e podem desistir de apresentar candidatos. O peso de Lula e Dilma na indicação de Haddad (em busca de um vice bem posicionado), além da influência do governador Alckmin e do próprio Kassab na disputa (ansiosos por agregar tempo de TV à sua coligação) podem ser decisivos.

Como em todas as pesquisas realizadas até agora, há algumas falhas que podem prejudicar o resultado obtido. Por exemplo, o levantamento Band/Ibope omitiu da pesquisa o candidato que lidera no Datafolha: Celso Russomano (PRB), enquanto incluiu Paulo Skaf como potencial candidato do PSB, sendo que ele está filiado - assim como Chalita - ao PMDB.

A ex-vereadora Soninha Francine teria mais votos, hoje, que os candidatos de Lula, Dilma, Alckmin e Kassab. Esse resultado aponta, sem dúvida, para a tendência de saturação do eleitor com a polarização PT x PSDB (ou a sua variação kassabista).

Um fator ainda não contabilizado nas pesquisas é o eventual apoio da ex-senadora Marina Silva, que teve 20% dos votos para presidente em 2010.

Leia também:

"Trunfos eleitorais": Enfim, Folha lembra de Soninha