segunda-feira, 21 de novembro de 2011

"Sonháticos" da Nova Política chegam a São Paulo


Foi lançado oficialmente neste sábado, 19 de novembro, o Coletivo de São Paulo do Movimento por uma Nova Política, com a participação suprapartidária de Marina Silva, Soninha Francine, Eduardo Suplicy, Ricardo Young, Oded Grajew, Fabio Feldmann, Alex Manente, José Eli da Veiga, Alfredo Sirkis, Aspásia Camargo, Walter Feldman, Ricardo Trípoli, Maurício Brusadin, entre representantes de partidos, entidades sociais e cidadãos apartidários.

Acima está a reprodução na íntegra da transmissão ao vivo do evento na internet. Para orientação, como é um vídeo não-editado, a abertura ocorre aos 48 minutos da exibição. Você pode adiantar o vídeo até este ponto (0:48:00), com a apresentação do economista Bazileu Alves e um resumo do que é o Movimento por uma Nova Política.

Para ir direto às falas de Ricardo Young (1:03:32), Soninha Francine (2:49:50) e Marina Silva (3:26:00), por exemplo, repita o mesmo procedimento e avance ao ponto exato de exibição, marcado em horas, minutos e segundos no vídeo acima.

O Movimento por uma Nova Política surgiu após a saída do PV da ex-candidata à Presidencia da República Marina Silva e da união suprapartidária de várias outras pessoas que questionam a falência do atual sistema político-partidário e buscam uma nova forma de fazer política - ou, para ser mais exato, o resgate da essência original da prática política, com mais ética, democracia, transparência, igualdade, liberdade, solidariedade, respeito à diversidade, responsabilidade e compromisso com a cidadania e o desenvolvimento sustentável, entre outros princípios, valores e características.

A idéia é que o Movimento atue politicamente além dos limites tradicionais, engessados e cartoriais dos partidos, com menos hierarquia e mais horizontalidade, em redes virtuais e reais, reunindo a sociedade em torno de grandes causas e objetivos menos pragmáticos e mais "sonháticos" - como definiu Marina Silva.

Talvez a palavra-chave seja mesmo a "rede": horizontal, dinâmica, flexível, arejada, democrática, acessível. Que se deixa liderar mais pelas idéias e causas coletivas do que pelo individualismo, pela cartorialização dos partidos e pela disputa insana do poder pelo poder.

"São Paulo é o primeiro coletivo que está sendo criado depois da nossa reunião no dia 13 de outubro, em Brasília", explicou Marina Silva sobre o ato que lançou nacionalmente o Movimento. "Se isso a gente chama de novo ou de velho, eu diria que a gente pode chamar isso de certo!"

"E o certo é que não existe um novo que se cria em cima do nada. Os biólogos, eu sempre repito: qualquer sistema só se estabelece se algo for preservado. A vida está aí para dizer isto. Agora, qualquer sistema que não se renova está estagnado, e vira um sistema fechado e portanto vai morrer. O novo e o velho estão em constante interação. Então, a gente não precisa opor o novo ao velho. A gente precisa opor o que é criativo, vivo e produtivo ao que está estagnado, ao que não estabelece trânsito, ao que não é capaz mais de viver as possibilidades de um diálogo aberto. Eu acho que é isso que o Movimento deve significar." (Marina Silva)

"O Movimento é uma religação, de ideias, valores, sonhos e energias, a partir de redes reais e virtuais. Não basta ser novo, tem que ser melhor, evolutivo. O movimento deve ser uma referência para inspirar a inovação na política e a ação no cotidiano." (Sérgio Xavier)

"A melhor forma de organização de sociedade é a baseada em cooperação e solidariedade, não em competição." (Soninha Francine)

‎"Como conciliar a democracia dos indivíduos com o interesse público? Eis o grande desafio." (Marina Silva)

"O político fica conservador quando passa a administrar o sucesso. A administração do sucesso é que faz o sujeito fazer qualquer tipo de aliança para ganhar uma eleição." (Marina Silva)

"No atual momento não estamos discutindo criação de partido. Quando tiver decantação, parte do Movimento pode vir a criar um partido político. Mas o Movimento tem de ser maior do que partido. Até aqui os partidos vêm vampirizando os movimentos." (Marina Silva)

‎"O objetivo do Movimento é espalhar glóbulos brancos e glóbulos vermelhos em todos os partidos, em defesa do planeta e da sustentabilidade, em todos os lugares." (Marina Silva)

Do PPS, participaram do lançamento do Coletivo Paulista vários representantes, além dos já citados Soninha Francine, ex-vereadora e potencial candidata à Prefeitura de São Paulo; Alex Manente, deputado estadual e potencial candidato à Prefeitura de São Bernardo; e Ricardo Young, pré-candidato a vereador na capital.

Do diretório paulistano do PPS, compareceram o presidente Carlos Fernandes e os dirigentes César Hernandes, Lylian Concellos, Maurício Huertas e Renato Dorgan. Do PPS de Jandira marcaram presença Geraldo Duarte (foto ao lado, com Marina e Soninha), Domingos e Tia Selma.

Dois ex-integrantes do PV, "marineiros" e recém-filiados ao PPS também participaram do lançamento do Movimento por uma Nova Política em São Paulo: o cearense Paulo Sombra (foto) e o mineiro José Fernando Aparecido de Oliveira, que foi deputado federal, candidato ao Governo de Minas em 2010, duas vezes prefeito de Conceição do Mato Dentro e é potencial candidato à Prefeitura de Belo Horizonte em 2012.

Leia também:

A "nova política", a juventude e o sonho brasileiro

O que são, afinal, as "cidades sustentáveis"?

PPS tem compromisso com "cidades sustentáveis"

Política 2.0: Young, Marina, Soninha e o Blog do PPS

"Nova Política", o PPS e a outra metade da laranja