quarta-feira, 23 de novembro de 2011

PPS lamenta morte do comunista Eduardo Rocha

O PPS lamenta a morte do comunista histórico Eduardo Rocha Silveira, aos 89 anos, na noite desta terça-feira no Hospital das Clínicas, em São Paulo, vítima de falência múltipla dos órgãos.

Seu corpo seria velado a partir das 12h desta quarta-feira no cemitério da Vila Mariana (Rua Batista Caetano – 300 – São Paulo) e o sepultamento ocorreria às 16h.

O presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (SP), e o secretário-geral do partido, deputado Rubens Bueno (PR), destacaram que Eduardo dedicou a sua vida à causa do socialismo e da democracia e deu grande contribuição na luta pela libertação da América Latina dos regimes autoritários. Os dirigentes se solidarizam com a família em nome de todo o partido.

Paraguaio de Assunção, o comunista, pai do dirigente do PPS Eduardo Rocha Silveira Júnior, nasceu em 11 de julho de 1922 e foi batizado com o nome de Pio Cubilla. Chegou ao Brasil no final da década de 50, fugindo da perseguição das ditaturas do Paraguai, Argentina e Uruguai. Aqui, foi recebido pelo PCB (Partido Comunista Brasileiro), atuou na clandestinidade durante décadas e formou uma nova família. Marceneiro, Pio Cubilla trocou de nome e chegou a atuar como pastor de uma igreja evangélica para despistar seus perseguidores.

Veja aqui mais informações.