terça-feira, 29 de novembro de 2011

Os tropeços e as bravatas do pré-candidato Haddad

O petista Fernando Haddad não é bom como candidato à Prefeitura de São Paulo ENEM como ministro da Educação. O trocadilho já é batido, assim como saber diferenciar os bairros paulistanos Itaim Bibi e Itaim Paulista. Todo mundo é capaz disso. Menos Haddad :-)

Além de confundir nome de bairro, desrespeitar todos os demais postulantes à vaga de candidato e atropelar as prévias do PT, o ministro Haddad vem gerando mal-estar por onde passa. Com a sutileza de um elefante em loja de cristais, apelou sem sucesso para a desistência dos adversários Gabriel Chalita (PMDB) e Netinho de Paula (PCdoB), prometendo mundos e fundos para que o apóiem logo no primeiro turno.

Nesse ritmo, nem vai chegar lá.

Outras duas pisadas de bola do menino de Lula, nesta segunda-feira:

1) Faltou ao debate sobre a Copa de 2014 em São Paulo, que foi realizado no Pacaembu e reuniu outros três pré-candidatos à Prefeitura: Soninha Francine, do PPS, Andrea Matarazzo e José Anibal, do PSDB. Dizem as más línguas que o pré-candidato confundiu o Pacaembu com o Morumbi.

2) Haddad quer ser o primeiro a assinar o compromisso de cumprir integralmente, se eleito, os quatro anos de mandato à frente da Prefeitura de São Paulo. A bravata ganhou espaço no UOL e na CBN, divulgada pelo jornalista Gilberto Dimenstein, e mereceu uma carta-resposta do PPS.

Veja abaixo o e-mail do PPS:

Prezado Dimenstein,

Este compromisso de respeitar todo o mandato à frente da Prefeitura é muito justo e pertinente.

Porém, o que o pré-candidato Haddad tem de tão especial para querer ser o primeiro a assinar? (Se o parâmetro fosse o último Datafolha, por exemplo, ele estaria lá no final da fila)

Mais que isso: Como foi divulgado no UOL e na CBN, com amplo destaque, que ele será o pioneiro, estamos sendo cobrados por leitores e ouvintes como se não quiséssemos nos comprometer. Ainda que seja um equívoco, para muita gente ficou subentendido isso.

E justiça seja feita: Soninha Francine tem esse compromisso desde a candidatura anterior, em 2008, e o reitera agora. É importante esse registro.

Aliás, Soninha e o PPS foram os pioneiros também na assinatura de outros compromissos seríssimos, como o Plano de Metas, em 2008, e o Programa de Cidades Sustentáveis, agora em 2011, ambos firmados com o Oded Grajew e a Rede Nossa São Paulo.

Pelo respeito e admiração que temos pelo seu trabalho, e pela repercussão junto à opinião pública, é necessário esse esclarecimento.


Leia também:

Carta de Soninha reitera compromisso de 2008