terça-feira, 18 de outubro de 2011

Uma visão sobre o Esporte e a solução possível

É chover no molhado comentar as denúncias envolvendo programas como o Segundo Tempo, o Ministério do Esporte e a estrutura do PCdoB no trato com as ONGs. Sabe-se há anos como tudo funciona. Ou como não funciona.

O Esporte é um caos. Não há política esportiva no país. Não há planejamento. Conquistar o direito de receber a Copa do Mundo e as Olimpíadas foi um mero gesto de marketing global do lulismo, com uma boa dose de sorte, oportunismo, conveniência e bilhões de interesses comerciais.

O Brasil penou para organizar o Pan do Rio, distribuiu benefícios fiscais a meia dúzia de apaniguados, enriquecendo-os às custas de verbas públicas, construiu elefantes brancos - modelo que está sendo reproduzido para 2014 e 2016 - e esqueceu do principal: a formação, o preparo e o incentivo aos atletas das mais diversas modalidades.

Veja abaixo algumas postagens do twitter @23pps:

* Triste Brasil que tem o Esporte entregue a sujeitos como Ricardo Teixeira e o ministro Orlando Silva, atolados em denúncias

* Somos favoráveis à apuração rigorosa, não basta blablablá nem atestado ideológico do PCdoB

* Quando PT e PCdoB eram oposição, faziam acusações piores e se julgavam certos. Detalhe: a atual denúncia partiu de dentro do próprio PCdoB!

* Vergonha esses escândalos no Esporte! Como o Brasil pode se propor a fazer Copa e Olimpíada com um histórico de desvio de verbas?

* Não podemos confundir, @deputadamanuela. O Ministro é PCdoB, o Esporte está nas mãos de vcs faz tempo! Não é denúncia à toa contra o partido!

* Fantástico @showdavida mostra denúncia contra ONG de @karinabasquete. Puxaram o fio da meada: investiguem cada centavo do Programa 2º Tempo

* Denúncias da @VEJA contra @OrlandoSilva_Jr ganham novo capítulo no Fantástico @showdavida: resta comprovar o que vem se comentando há anos!

* Nova onda de denúncias contra ministro, submissão à FIFA, atraso em obras, descontrole do Orçamento: Copa no Brasil foi só marketing lulista

* Quem se lembra quando PT e PCdoB eram oposição e pediam impeachment e/ou exoneração sob a mínima suspeita? Os tempos mudam, interesses idem!

* Denúncias contra @OrlandoSilva_Jr são gravíssimas. Entendemos defesa desesperada do presidente @renatorabelobr do @PCdoB_Oficial afinal...

* ...Esporte virou expertise do PCdoB desde secretária Nádia Campeão na gestão @MartaSenadora na Prefeitura. O que era "resto" virou ganha-pão


* Assalto triplo? Revezamento 4 x R$ 100? Arremesso de tampa de bueiro à distância? Tiro de bala perdida? Surf de trem? Viva o esporte, Brasil!

Bom artigo na Folha de S. Paulo

Uma análise publicada hoje na Folha de S. Paulo, de autoria do seu editor de Esporte, José Henrique Mariante, parece bastante objetiva, equilibrada e correta. Leia:

Esporte brasileiro cresce, sem política esportiva e sob condução deplorável

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
Editor de Esporte (Folha de S. Paulo)


Circunstâncias levam o ministro do Esporte ao paredão. Não há novidade nas denúncias até aqui apresentadas. O PM de Brasília e a ex-jogadora de basquete, para quem é do meio, são personagens tão antigos como o aparelhamento do ministério pelo PC do B. O que existe de novo -e por isso mesmo já argumento de defesa de Orlando Silva- é o momento da denúncia.

Até sábado, Silva era o executivo da Copa. Havia tirado essa prerrogativa de Ricardo Teixeira, o presidente da CBF e do Comitê Organizador Local de 2014.

O cartola perdeu o cargo ao se desnudar para a revista "piauí" por vaidade, em desastrada manobra de relações públicas. O retrato resultou praticamente pornográfico.

Teixeira, como o ministro, convive bem com denúncias. Tantas são que se perdem, soam repetitivas. A última virou inquérito a pedido do Ministério Público Federal. O retrospecto diz que o cartola tira essa de letra. Apenas na última década, trancou mais de uma dezena de processos.

Teixeira deve ter bons advogados, mas contou e conta, também como o ministro, com a complacência de governos. O cartola, presumivelmente por ter o futebol nas mãos. O ministro, por algum motivo ainda a ser explicado.

A semana será de insinuações. De um lado, que é coincidência demais Silva apanhar na semana que deveria estar se refestelando nos ouros do Pan. De outro, que sua presença no ministério coloca o Mundial sob risco.

O único fato nisso tudo é que o esporte no país cresce (e crescerá ainda mais nos próximos anos) sob condução deplorável. A modernização acontece aos trancos e apenas nos setores que interessam ao mercado. Não é coincidência. O esporte não é diferente do país, os cartolas não são diferentes dos políticos, aferrados a seus cargos e benesses e sempre dispostos a fechar o nariz.

Pior, o esporte cresce sem política esportiva. O que há sai de seu bolso e não volta: isenção fiscal em troca de estádios e medalhas, e assistencialismo em troca de votos.