terça-feira, 4 de outubro de 2011

Por respeito à diversidade, Pai Guimarães é do PPS

Figura destacada no universo das religiões de matriz africana, Pai Guimarães D´Ogum, sacerdote líder do Templo Umbanda Estrela Guia, filiou-se ao PPS na noite desta terça-feira (4/10).

O ato, realizado no Hotel Inn, no centro de São Paulo, contou com a presença de centenas de pessoas, entre diversos líderes do candomblé e da umbanda no Estado de São Paulo.

Também prestigiaram a filiação o presidente do PPS estadual e secretário de Emprego e Relações do Trabalho, Davi Zaia; o presidente municipal, Carlos Fernandes; a ex-vereadora Soninha Francine e o secretário-adjunto de Emprego e vice-prefeito de São Vicente, Sargento Barreto.

O presidente municipal Carlos Fernandes saudou a filiação de Pai Guimarães recordando uma passagem histórica do escritor Jorge Amado que, eleito deputado federal em 1945 pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB), que daria origem ao PPS em 1992, foi o autor da Lei da Liberdade de Culto Religioso na Constituinte de 1947. “PCB e PPS sempre defenderam a liberdade de religião”, lembrou.

A potencial candidata do PPS à Prefeitura de São Paulo, Soninha Francine, também comemorou a filiação de Pai Guimarães ao dizer que o partido defende a diversidade e o direito de todas as pessoas, independente de credo ou classe social. Já Davi Zaia ressaltou que o PPS prega o Estado laico, porém garante espaço para todas as crenças e religiões.

Em seu discurso, Pai Guimarães fez um breve relato de sua trajetória na política e afirmou que é no PPS que encontrará espaço e respeito. “Filio-me hoje ao PPS com a certeza que serei bem acolhido e que o meu povo terá voz, respeito”.