quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Política 2.0: Young, Marina, Soninha e o Blog do PPS

Ricardo Young, Marina e Soninha: as caras da "Nova Política"

Há caminhos - vários deles - e ao mesmo tempo nenhuma solução pronta e acabada para a "nova política". E que assim seja! Essa é a principal conclusão do belíssimo evento organizado pelo IDS - Instituto Desenvolvimento e Sustentabilidade para debater a chamada Política 2.0, que interage com os cidadãos nas redes, nas ruas e nas urnas.

Foram mencionadas duas recentes pesquisas que traçam os sonhos da juventude brasileira e o que seria a cidade ideal para esses jovens. Aliás, a "nova política" é uma demanda dos jovens de todas as idades - como foi ressaltado pelos participantes Oded Grajew, idealizador da Rede Nossa São Paulo, e Chico Whitaker, ex-vereador paulistano e, aos 80 anos de idade, eterna referência da boa política; ambos também organizadores pioneiros do Fórum Social Mundial.

"É um equívoco tratar os jovens pela idade", alertou Oded Grajew. "Todos carregamos dentro de nós todas as idades pelas quais passamos."

O evento realizado no bairro da Vila Madalena reuniu centenas de pessoas, durante toda a manhã desta quinta-feira de sol e calor em São Paulo, para falar de sonhos, ideais, desejos, política, democracia e cidadania.

Houve uma roda de debatedores, com mediação do professor da USP Ricardo Abramovay, a pesquisadora Carla Mayumi, o cientista político Guiseppe Cocco e a ex-senadora e presidenciável Marina Silva, além de convidados da platéia.


Esse tipo de discussão sobre Política 2.0 - Uma nova forma de fazer política?, ocorre no momento em que dirigentes do PPS também inovam com a proposta da #REDE23 - conceito para a prática da "nova política" livre de amarras hierárquicas, de dogmas ideológicos e do engessamento partidário.

FRASES DO ENCONTRO

Marina Silva:

“Estou profundamente motivada para essa ideia de experiência política em rede.”

"O poder pelo poder virou o fim da política, ao contrário da política como fim para transformar a sociedade."

"O Estado brasileiro tem dono. Pertence aos partidos. Cada um tem o seu pedaço. É preciso um novo pacto político para devolver o Estado brasileiro à sociedade."

"Os partidos políticos se colocaram no papel de salvadores da pátria e fracassaram, porque não há salvadores da pátria. Todos são responsáveis."

"Não teremos um líder Salvador da Pátria. Precisamos de sujeitos políticos ativos dentro e fora dos partidos."

"O sujeito politico não quer ser espectador. Ele quer assumir o papel de protagonista. Cada um deve ser o sujeito de sua própria história."

"Se as crises são múltiplas as respostas tem de ser múltiplas."

"Acredito que a idéia de liderar pelo exemplo nos leva hoje à desconstrução da política da forma como está."

Chico Whitaker:

"A refundação dos partidos políticos passa por um processo de abertura em rede das estruturas partidárias."

"Como fazer a nova política? Temos um sonho? Vamos fazer! Não fazer sozinho. Fazer em rede, por convicção."

José Eli da Veiga:

"O novo nasce do velho, só de fora não vamos fazer a nova política."

"O problema da atualidade é que para aprofundar a democracia é preciso superar os partidos."

Carla Mayumi:

"A transparência é algo irreversível."

Ricardo Young:

"As pessoas estão negando a política como ela existe por uma radicalização da democracia."

Ladislau Dowbor:

"Os partidos políticos são insuficientes para compreender a sociedade complexa que vivemos."

"É preciso se gerar um sistema horizontal em rede e não uma solução vertical neste nova forma de fazer política."


Como participar

Veja aqui mais informações sobre o IDS - Instituto Desenvolvimento e Sustentabilidade, que reúne, entre outras personalidades na sua direção, Marina Silva, Ricardo Young, Guilherme Leal, Maria Alice Setúbal e João Paulo Capobianco.

O Blog do PPS também é uma trincheira diária da luta da Política 2.0 e da busca de novos parâmetros de ética, transparência, igualdade e justiça social para a defesa da cidadania, a consolidação da democracia, o respeito à diversidade e a construção desta "nova política". Acompanhe a nossa atuação no Blog do PPS, no site oficial e no twitter.

Conheça a íntegra da pesquisa Política Cidadã: Reflexões e Caminhos.