segunda-feira, 30 de maio de 2011

Mulheres elegem direção e delegadas ao Congresso

Neste domingo, 29 de maio, no Auditório Paulo Kobaiashi, na Assembleia Legislativa de São Paulo, realizou-se o 3º Congresso Estadual da Coordenação de Mulheres do PPS.

Com a presença de cerca de 150 pessoas, representantes regionais do partido, vereadoras e lideranças estaduais, foram discutidas atividades públicas para mulheres e falou-se muito de política e da participação feminina em São Paulo.

O auditório ouviu e aplaudiu a fala da Dra. Albertina Duarte, renomada ginecologista e especialista em saúde da mulher e de adolescentes, de Soninha Francine, além das falas do deputado federal e presidente nacional do PPS, Roberto Freire, do deputado estadual, secretário estadual do Trabalho e presidente estadual do partido em São Paulo, Davi Zaia, além de Carlos Fernandes, presidente do diretório do município de São Paulo e subprefeito da Lapa.

Também ocorreu a homenagem às antigas filiadas e consideradas “históricas” do partido, Adoração Sanches, Maria Sallas Dib e Eunice Longo.

Tanto Roberto Freire quanto Davi Zaia ressaltaram a importância do Congresso, assim como a necessidade de se aumentar a participação feminina nas representações políticas.

Formaram também a mesa Helena Werneck, representando a coordenação estadual, Iara Freire, pela coordenação nacional, e Mariete Paiva como organizadora do evento.

A intensa participação das militantes nas falas que se sucederam, suscitou, por parte do plenário, a instalação de um movimento pela unidade partidária sem distinção entre homens e mulheres, conforme pode ser, inclusive, verificando pelas histórias e trajetórias das militantes mais antigas do PCB.

Neste momento resolveu-se denominar de “Movimento Elisa Branco” pela integração partidária, pela colaboração entre os diversos entes partidários, pela solidariedade e auxílio mútuo para ser discutida no âmbito do Congresso Nacional das Mulheres do PPS.

A reunião terminou com a eleição da nova Coordenação Estadual de São Paulo, assim como das 58 delegadas ao 3º Congresso Nacional da Coordenação Nacional de Mulheres do PPS.