quarta-feira, 13 de abril de 2011

PPS debate o crack e os seus efeitos destrutivos


Coordenado pela ex-vereadora Soninha Francine, o PPS realiza no próximo dia 18 de abril, na Câmara Municipal de São Paulo, um importante debate sobre o crack e os seus efeitos devastadores na sociedade e na juventude das grandes cidades.

A idéia é abordar o assunto sob três aspectos principais: Saúde; Lei e Direito; e Política. Da prevenção ao tratamento médico e psiquiátrico, passando por estratégias de repressão ao tráfico, os efeitos do consumo, assistência aos dependentes e familiares, ações oficiais e não-governamentais.

O crack, em razão do baixo custo e do fácil acesso, vem se tornando a principal e mais devastadora droga utilizada no Brasil. Resultante do aproveitamento do "lixo" da produção da cocaína, alcança o público de menor poder aquisitivo e causa, além da dependência física e psicológica, danos respiratórios e cerebrais irreversíveis.

Questão prioritária de saúde pública, com desdobramentos sociais, econômicos e culturais, o crack deve ser tratado com a profundidade e a seriedade que o tema exige. É isso que propõe o PPS: um debate aprofundado sobre a legislação atual e as políticas urbanas necessárias para o enfrentamento deste problema crônico.

O que funciona contra o CRACK?

Crack é uma das substâncias mais destrutivas que a sociedade humana já produziu para o seu consumo.

Os efeitos do uso são devastadores; a dependência é violenta e quase imediata. As conseqüências para a coletividade são desoladoras – desagregação familiar, degradação urbana.

Como lidar com isso?

Nos últimos anos, as ações contra o crack tem se intensificado. O poder público em São Paulo vem tentando minar a força da droga desde 2005. Mas o comércio e o uso aumentaram em todo país, seja nas metrópoles ou na zona rural, entre crianças e jovens ou adultos, de classe sócio-econômica alta ou baixa.

O PPS pretende discutir de maneira bem prática quais políticas tem se revelado bem-sucedidas e quais as dificuldades enfrentadas, de modo que possamos ser mais efetivos nessa luta contra o sofrimento.

O CRACK E O ENFRENTAMENTO SOCIAL, LEGAL E POLÍTICO
Local: Plenarinho da Câmara Municipal de São Paulo
Data: Segunda-feira, 18 de abril
Horário: 19h às 22h