quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A força suprapartidária do prefeito Kassab

Queira ou não César Maia, a verdade é que o prefeito Gilberto Kassab, no partido que estiver, será o principal "eleitor" em 2012 - com o candidato que receber o seu apoio disparando desde já com favoritismo - e fortíssimo concorrente, ele próprio, para o Governo do Estado ou o Senado em 2014.

E de onde vem tamanha força política de Gilberto Kassab? É inegável que ele sempre foi um hábil articulador político. De jovem liderança do extinto Partido Liberal que chegou à administração caótica do então prefeito paulistano Celso Pitta como "salvador" à quase imposição, por mérito pessoal, de seu nome como vice do candidato José Serra à Prefeitura em 2004, Kassab vive e respira política 24 horas.

Kassab não apenas venceu a desconfiança de tucanos e serristas, como provou-se talvez o mais leal dos aliados ainda como vice e posteriormente à frente da administração municipal.

Ao articular pessoalmente a eleição do vereador José Police Neto (PSDB) para a presidência da Câmara Municipal de São Paulo, deu xeque-mate no Centrão e apontou para a construção de uma terceira via (fora da polarização entre PSDB e PT), atraindo partidos como PPS, PSB, PDT, PV, PCdoB e o PMDB (provavelmente o seu destino político).

Kassab dá as cartas em São Paulo. Tem uma avaliação positiva - o que é um reconhecimento valiosíssimo diante de problemas inerentes da metrópole - e conduz de forma equilibrada e competente a Prefeitura. Não é pouca coisa.