terça-feira, 19 de outubro de 2010

Gabeira e Fabio Feldmann declaram apoio a Serra

Um dia depois de o PV e a candidata Marina Silva terem declarado "independência" no segundo turno, o presidenciável tucano José Serra recebeu ontem apoio de duas das mais representativas lideranças verdes.

Num evento em São Paulo, os candidatos do PV ao governo do Rio (em aliança com o PPS), Fernando Gabeira, e de São Paulo, Fábio Feldmann, declararam apoio a Serra.

Compareceram, entre outros, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, os candidatos tucanos eleitos para o governo paulista, Geraldo Alckmin, e para o Senado, Aloysio Nunes Ferreira, além do prefeito Gilberto Kassab.

O PPS vê com entusiasmo essa aproximação. Durante a pré-campanha, houve uma série de conversas entre a direção dos dois partidos. De um lado, os presidentes nacional (Roberto Freire), estadual (Davi Zaia) e municipal (Carlos Fernandes) do PPS. Do outro, os presidentes nacional (José Luiz Penna) e estadual (Mauricio Brusadin) do PV.

Há um promissor diálogo entre as duas legendas, com vistas às eleições de 2012 e 2014, e um projeto alternativo para São Paulo que fuja à atual polarização entre PT e PSDB. Nomes como Soninha Francine e Fabio Feldmann incorporam com perfeição os anseios da sociedade por essa nova visão política.

O presidenciável José Serra também declarou que via ali uma “aliança natural” com políticos do PV. Antes de enumerar políticas de meio ambiente em suas administrações de prefeito e de governador de São Paulo, o tucano rasgou elogios aos colegas Feldmann e Gabeira.

"O Feldmann é o exemplo de uma pessoa determinada e confiável, além de uma referência na questão do meio ambiente", disse Serra. "Ter o apoio do Gabeira tem um significado pessoal e psicológico, e me sinto com mais energia para fazer a campanha.
O Gabeira é um homem diferenciado. É um dos melhores quadros da política da minha geração."

O ex-presidente Fernando Henrique também discursou. E aproveitou para pregar a diferença entre Serra e Dilma, que, segundo ele, deve ser levada em consideração pelos eleitores para votar no tucano.

"Dilma encarna a visão antiga do crescimento, o produtivismo, o crescimento a qualquer preço. Serra respeita o meio ambiente. Quem é realmente ambientalista sabe a diferença de votar em Dilma ou em Serra", disse FHC.