sábado, 31 de julho de 2010

Restrição a caminhões é solução necessária em SP

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), é de fato um bom administrador. Não foge de questões polêmicas, medidas aparentemente impopulares e gosta de desafios. Foi assim quando implantou a "Lei da Cidade Limpa", livrando a cidade de outdoors e fachadas poluídas, enfrentando interesses de agências de publicidade e do comércio em geral. Também acertou ao limitar a circulação de ônibus fretados pela cidade.

Agora, Kassab anuncia a restrição ao trânsito de grandes caminhões em algumas vias expressas da cidade, beneficiando o fluxo de veículos. É uma necessidade, ainda que muitos empresários possam usar argumentos econômicos para justificar o transporte de cargas durante todo o dia, sem qualquer limitação.

O fato é que alguma coisa precisa ser feita para São Paulo não parar. Restringir os caminhões no horário de pico, aumentar o número de corredores de ônibus e motos, melhorar a qualidade do transporte coletivo, investir em trem e metrô, concluir o Rodoanel. São providências urgentes, que Prefeitura e Governo do Estado precisam tomar, ainda que à primeira vista algumas pareçam impopulares.