quinta-feira, 24 de junho de 2010

A novela da pré-candidatura de Soninha Francine

Será que o improvável pode acontecer e Soninha Francine acabar concorrendo ao Senado Federal?

Pois a Lei da "Ficha Limpa" pode tirar Orestes Quercia (PMDB) da disputa, abrindo uma vaga para o PPS na coligação que apóia Serra para presidente e Alckmin para governador.

Ocorre que Superior Tribunal de Justiça manteve uma decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo, que condenou o ex-governador Quércia (1986-1990) em ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público. Por unanimidade, o STJ não reconheceu o recurso especial ajuizado por Quércia e manteve a condenação. Ou seja... futuro indefinido!

Enquanto isso, Soninha segue a vida discutindo política e aprofundando as propostas para São Paulo.

Nesta quinta-feira, 24, Soninha Francine participou do Social Media Brasil 2010, principal evento do ano como fonte de discussão, conhecimento, provocação e reflexão do mercado sul-americano de mídias sociais e marketing digital. São dois dias seguidos com mais de 36 palestras e debates, sendo seis internacionais, em três espaços simultâneos.

Debate entre candidatos

Ainda que seja remota a possibilidade de reversão da candidatura de Soninha, ela participa de debate entre pré-candidatos ao Senado Federal por São Paulo sobre reforma política no Brasil, napróxima terça, 29 de junho, às 19h, no Teatro Anchieta – Sesc Consolação – rua Dr. Vila Nova, 245.

A iniciativa é da Escola de Governo de São Paulo, em parceria com o Movimento Nossa São Paulo, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, Sesc São Paulo, Revista Fórum e All TV.

O objetivo é tornar conhecida a opinião dos pré-candidatos ao Senado sobre como deve ser a reforma política no país, já que os senadores representam os estados da federação no parlamento e devem pautar temas importantes para democracia brasileira no Legislativo.

Os organizadores do debate consideram o tema reforma política de forma mais ampla do que vem sendo pensada dentro do Congresso Nacional - onde as discussões se restringem às mudanças no sistema eleitoral brasileiro, como a organização da eleição e dos partidos.

As propostas baseiam o debate sobre a democratização do Estado brasileiro em cinco eixos essenciais:
- Fortalecimento da democracia direta;
- Fortalecimento da democracia participativa;
- Aprimoramento da democracia representativa;
- Democratização da informação e comunicação;
- Democratização e transparência do Poder Judiciário.

Em agosto, Soninha participa da Bienal do Livro. Leia também o artigo de Soninha sobre futebol no Le Monde Diplomatique.